A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!
Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
(Revista e Atualizada)

Reflexão

Faltam poucas horas para terminar o ano 2010 e estamos na última reflexão…e no final de Romanos. Que maneira boa de concluir…desejando a graça de Jesus na vida de todos. Graça, especialmente entre nós protestantes, quase virou clichê. Ou talvez uma mera formalidade, como quando nos encontramos: “olá, tudo bem?, como vão as coisas?” Alguns poucos anos atrás cheguei a tristeste conclusão que a maioria de nós evangélicos não sabemos que signifca viver pela graça de Deus. Só nos momentos muito difícis e de aflição, quando não há outra saída, às vezes descobrimos novamente o que significa viver pela graça. O resto do tempo, na igreja e fora da igreja, vivemos mesmo pela lei. Claro não a lei judaica, mas as nossas leis evangélicas que inventamos ou herdamos de como viver. Neste pequeno espaço só posso dizer isto. Em outra ocasião talvez a gente elabore um pouquinho mais que significa viver pela graça. Enquanto isto, busquem as evidências da graça de Deus na sua vida e procurem viver de acordo….na dependência dEle.

Agora, depois da sua oração, Paulo pronuncia uma doxologia, um louvor a Deus. Mas ele faz isto de modo extremamente ousado, parece até pretencioso. Pois essencialmente e meio indiretamente pede que Deus confirme todo o ponto de vsta que Paulo acabara de elaborar ao longo da carta. Mas não é pretensão. É convicção de que havia falado de acordo com o Espírito de Deus. E quero deixar este desafio com vocês: que possam andar tanto no Espírito no exercício da sua missão que as suas palavras possam ser confirmadas por Deus nos corações das outras pessoas para quem ministram.

Agora para isto, nossas convicções precisam ser bem enraizadas nas Escrituras, como Paulo enraizava suas convicções nas Escrituras em toda esta carta. Não tenho outro desejo para 2011! Graça a todos e convicção com boa base.

Oração

Graças te damos por um ano bem corrido, ó Pai. Conceda-nos graça para nos colocarmos nas tuas mãos no ano 2011. Em Cristo Jesus. Amém.

  1. Olá Timóteo!

    Chegamos ao fim das eco-devocionais… Como aprendi com essas reflexões! Mais uma vez agradeço pela oportunidade de estudar a carta aos Romanos sob uma perspectiva diferente, inovadora.
    Suas reflexões me fizeram ver questões ecológicas muito além do trecho de romanos 8.
    Que o Senhor continue a abençoá-lo ricamente.
    E espero que novas devocionais venham em 2011.
    Feliz 2011.
    Abraços
    Vânia.

    • Vânia:

      Obrigado pelo encorajamento. Neste ano, 2011, a sugestão da Gínia, começaremos novas refexões a partir do Livro de Jó. Não seu se gastaremos o ano todo fazendo isto, mas vamos começar assim e depois ver. Grande abraço, em Cristo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *