… faze o bem…

Reflexão

Esta frase, “faze o bem”, se repete várias vezes nos primeiros versículos do capítulo 13. Era uma injunção do mundo greco-romano dirigida para as pessoas de maior condição sócio-econômico que deveriam ser “benfeitores” da sociedade, especialmente  daqueles menos privilegiados. Paulo, entretanto, aplica o mandato para toda a comunidade da fé. Assim, democratiza uma obrigação cuja aplicação, de outra sorte, parece bastante conservadora. E de fato, pesquisas recentes do sociólogo, Rodney Stark, confirmam que o ministério social da igreja primitiva transformou a sociedade romana, invertendo estruturas injustas de hierarquia social pelo exercício de ações extraordinárias de misericórdia nos seus primeiros 300 anos até ganhar a simpatia do então imperador Constantino.

Nesta carta aos romanos repleta de citações bíblicas (mais que 55) e densa em reflexão teológica, porque Paulo apelou para uma injunção popular? Porque não citou Miquéais 6.6-8 ou “n” outras passagens bíblicas apropriadas? Sinceramente, não sei. Não vou nem chutar. Mas acredito que podemos tirar disto uma grande lição para a ética cristã em geral e para a educação ambiental especificamente. Nem sempre precisamos apelar para passagens bíblicas, inclusive para gente da igreja!

Puxa vida. Agora que eu falei isto, parece grande heresia! Graças a Deus pelo exemplo de Paulo! Veja bem, não digo que não devemos usar as Escrituras. Claro que devemos. É revelação de Deus e esclarece muito. Apenas nem sempre precisamos. Às vezes basta o bom senso ou aqueles bons princípios encravados na consciência humana que fazem parte da imagem de Deus imbutida em todo ser humano. Quando possível, nos mostramos simpatizantes com a sociedade geral. Quando necessário, claro, a desafiamos com a verdade do evangelho.

Oração

Pai, necessitamos de discernimento e da Tua graça. Revista-nos da imagem de Cristo, cheios do Teu Espírito para exercermos o nosso papel de bons mordomos da Tua criação. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *