Romanos  9.33; 10.10-11

como dizem as Escrituras Sagradas: “Vejam! Estou colocando em Sião uma pedra em que eles vão tropeçar, a rocha que vai fazê-los cair. Mas quem crer nela não ficará desiludido…. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido.” (NTLH)

Reflexão

Jesus Cristo é a nossa Rocha. Conforme estes versículos, quem crê nele, isto é, que confia nele e a ele é fiel (a idéia de pistis = fé) “não ficará desiludido”. Que quer dizer desiludido? A palavra grega tem a mesma raiz da palavra traduzida como “envergonhar-se” de Romanos 1.16. É a linguagem típica de culturas de “honra” e “vergonha” como as culturas mediterrânea antigas ou as orientais hoje. A idéia é que os seguidores de Jesus podem contar com ele. Eles não “perderão a face” diante dele, não serão “desgraçados”. Ou seja, Deus cumprirá as suas promessas para eles, do mesmo jeito que sempre cumpriu, e, assim, os seguidores de Jesus, no fim, serão vindicados. Já na passagem que Paulo está citando, Isaías 28.16, a idéia é um pouco diferente. A palavra hebraica que a palavra grega traduz significa “apressar”, no sentido de “fugir depressa com medo” ou “entrar em pânico.”

Paulo usa esta passagem para dizer algo a respeito daqueles que “confiam” na Lei ao invés de confiar em Jesus. Assim ele afirma que o baluarte da nossa fé é Jesus, não é Lei. Quem estabelece a justiça é Jesus (veja Isaías 28.17, o versículo após daquele que Paulo cita que diz que Yahweh é quem faz a justiça). A justiça que tanto desejamos, para nós mesmos, para os outros, e para a criação toda, é Jesus quem estabelece, nisto podemos confiar resolutamente!

Ou seja, fazemos parte dum plano magnífico, que tem o aval do próprio Criador. Assim, ele só pode “dar certo”. Isto é tão sólido quanto uma rocha. A rocha d’A Rocha Brasil é a Rocha de Sião. É Jesus. Que Ele guie cada um dos nossos passos.

Oração

Graças Te damos por teres ti revelado em Cristo Jesus. Que Ele possa crescer em nós e no nosso meio para o cumprimento maior do Teus propósitos. Em nome de Jesus.  Amém.

  1. Obrigada Tim!

    Adorei isso:

    Ou seja, fazemos parte dum plano magnífico, que tem o aval do próprio Criador. Assim, ele só pode “dar certo”. Isto é tão sólido quanto uma rocha. A rocha d’A Rocha Brasil é a Rocha de Sião. É Jesus. Que Ele guie cada um dos nossos passos.

    e me lembrei de Atos 5:39

    “Se este plano ou este trabalho vem de Deus, vocês não poderão destrui-lo”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *