Mas agora, independentemente da Lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo confirmada pela Lei e os Profetas.  Isto é, a justiça de Deus pela fidelidade de Jesus para todos e sobre todos que exercem fidelidade. Porque não há diferença [entre gentio e judeu]. (tradução minha)

Reflexão

Ontem à noite preguei sobre esta passagem. Acho que exagerei. Foi longo demais. Cansei o pessoal! Ainda bem que só tenho uma página aqui! Sério, compare a minha tradução acima com a sua Bíblia. Diferente, não é? De 33 versões em inglês achei 14 que traduziram (corretamente) a frase no versículo 22 como “a fé (ou a fidelidade) de Jesus”. As outras, como todas as 14 versões em português que verifiquei, traduziram como “nossa fé em Jesus”. Na língua original, a forma genitiva do substantivo garante a tradução “de Jesus” em mais que 95% dos casos.

Importante? Pode crer! A minhaem Jesus manifesta a justiça de Deus? A justiça de Deus não só para mim como para toda a criação (o contexto maior)? De jeito maneira! A minha fé em Jesus é a resposta certa para a fidelidade de Jesus na cruz que efetuou a justiça de Deus para o mundo todo. Uma é causa. A outra é consequência.

Claro que somos nós que devemos ter fé em Jesus. Paulo fala isto “n” vezes em outros lugares, mas não aqui. Por que? Primeiro porque ele está falando de algo muito maior que a gente: a justiça de Deus como solução para um mundo cheio de injustiça…o que afeta diretamente a questão do meio ambiente. Temos nós algum papel? Claro que temos. Mas é Jesus, pela SUA fidelidade que inverteu o quadro anterior. Por causa da suaa nossa é possível e há algo sólido ( a fidelidade de Jesus) no qual pode se fundamentar. Queres crescer na fé? Cresça no conhecimento de Jesus. Queremos ser mordomos fiéis da criação. Moldemos a nossa fidelidade com base na fidelidade de Jesus. Enfim, conheçamos Jesus mais e mais.

Oração

Pai amado, mostre-nos cada vez mais o rosto de Jesus para nos apaixionarmos mais e mais por ele. No seu nome santo. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *