Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. (NVI)

Reflexão

Nunca “se envergonhou” do evangelho? Alguma vez, teve uma conversa com um amigo, ou professor, ou estranho, e na conversa teve oportunidade boa de dar testemunho da sua fé, mas teve vergonha? Eu já tive.

E Paulo, é isso que ele queria dizer? Afinal, diz a tradição antiga que ele era um baixinho feio com sobrancelhas grossas, pernas tortas (cambaio), meio careca, nariz torto, sem uma boa visão e sem uma boa oratória. E agora estava diante de gente muito importante–cristãos de Roma–e, de certo modo, diante do poderoso império do mundo! Como no filme, O Gladiador. Mesmo assim, não acredito que Paulo estava se referindo ao seu embaraço e até mesmo à falta dele. O que então?

Dentro da cultura judaica, uma cultura de honra e de vergonha, como as culturas orientais até hoje, e de acordo com o uso desta linguagem por Paulo  em outras passagens,  Paulo está dizendo que ele não será envergonhado pelo evangelho. Veja, por exemplo, a maneira que ele cita o profeta Isaías em Romanos 9.33:

Como está  escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será  envergonhado” . (citando Isaías 28.16; veja também  Isaías 50.7-8; Salmo 25.2; 44.9)

Efetivamente Paulo está contrastando, com flagrante coragem, a justiça de Deus (v.17) com a injustiça e a impiedade do império (vv.18-32). A mensagem da justiça de Deus que se manifestará em todas as dimensões é uma mensagem segura. Há de acontecer porque o próprio Deus promete, e ele cumpre as suas promessas. Não nos envergonhará.

Oração

Agradecemos a Ti, poderoso Deus, porque a mensagem que nos deste não nos deixará  indefesos. É a maior honra sermos Teus embaixadores. Ajuda-nos a cumprir tão grande incumbência diante dos poderes humanos que pleiteiam soberania. Em nome do Rei, Teu filho, nosso Senhor Jesus. Amém.

Clique na imagem para baixar uma cópia para imprimir

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *