A importância da Bíblia e da literatura para o sertanejo
Por Maycon Barroco
Se você viajar pelos interiores sertanejos fazendo uma pesquisa de casa em casa, você pode perguntar: Você aceitaria um curso para aprender mais sobre Deus? Tenho certeza que 90% irão dizer sim. O desejo de conhecer a revelação da Glória de Deus é muito nítido, não somente no Sertão, mas em muitos lugares no Brasil e do mundo.
A Bíblia contém a palavra de Deus, ela reflete diretamente no cotidiano dos seus leitores e tem o poder de transformar uma comunidade ou nação. Ela também fala das inquietações da alma humana e o sertanejo se identifica muito com as histórias nela contida. Ela é tão antiga quanto atual e tão viva quanto real.
Ela é a mensagem de Deus e tem respostas e direções para todas as comunidades sertanejas.
Ensinar é tão importante quanto distribuir
Numa viagem com seis amigos para um dos interiores da cidade de Amarante, no Piauí, tivemos um aprendizado que jamais esqueceremos.
“Pegamos” um “pau-de-arara” (transporte coletivo usando nos interiores do sertão) e fomos até uma comunidade bem afastada do centro da cidade. Um dos nossos amigos foi vestido de palhaço para fazer um “quebra-gelo” com a comunidade enquanto preparávamos uma peça teatral e logo após eu faria uma mensagem sobre a transformação e conversão de Paulo.
Durante a mensagem eu percebi que eles desconheciam sobre o assunto que eu abordava. Fiz algumas perguntas sobre Deus e eles não sabiam me explicar. Percebi que precisava retornar e explicar mais sobre a criação, queda, redenção e justificação.
Foi uma tarde muito agradável! No final chamamos um homem de aproximadamente 40 anos e presenteamo-lo com uma bíblia. Ele pegou a Bíblia, olhou e disse: “Rapaz, que livro grande, mas pode ficar tranquilo que da próxima vez que vocês aparecerem aqui, eu vou saber pelo menos uma página desta, porque somos um povo ignorante e não tem ninguém que possa nos ensinar mais sobre ele”. Confesso que minha vontade foi arrumar uma casa e ficar por ali mesmo, ensinando àquelas pessoas sobre Deus e o seu Reino.
Eu testemunho esse dia por onde eu vou e Deus usou aquele homem para que hoje centenas de sertanejos tivessem o privilégio de estudar mais sobre as escrituras.
A necessidade de novas iniciativas
Com um número bem alto de analfabetismo no sertão, outros projetos precisam correr junto com o de distribuição de Bíblias e literaturas. Projetos de alfabetização e outros pedagógicos precisam estar inseridos nas igrejas e bases missionárias.
Atualmente temos um projeto de distribuição de Bíblias no Sertão. Já arrecadamos e distribuímos alguns milhares de exemplares da Bíblia e ainda este ano iniciamos um projeto pedagógico chamado Alfa-Móvel (realizado pela missionária Elaine Santos). No segundo semestre, inauguraremos nossa primeira Escola Bíblica de formação de pastores e liderança para projetos.
Contextualização e Desafios
Um dos maiores desafios para nós é a escassez de literaturas contextualizadas para o povo sertanejo. Precisamos entender suas necessidades e interesses. Uma contextualização fiel às escrituras, que desconstrua mitos e agregue ideias culturais relevantes.
Sabemos que existem alguns projetos dentro da área, mas é necessária a criação de novas ações dentro da área literária. Sinta-se desafiado a inovar dentro dessa esfera missionária. Seja a resposta ao povo sertanejo.
>>> Conheça a Bíblia do Matuto<<<
• Maycon Barroco, casado com Vivian e pai de Estevão – todos missionários no sertão do Piauí, na cidade de Acauã. É diretor, missionário e fundador da base do IRIS Global no Piauí, também missionário da MAIS (Missão em Apoio à Igreja Sofredora) e vice-presidente do Instituto Novo Sertão. Atualmente trabalha com outros missionários no processo de plantação de igrejas e com projetos de desenvolvimento comunitário (Saúde, Esporte, Educação, Cultura, etc.).
Tânia Andre
Magnífico trabalho de ensino sobre nosso Deus a esse povo, e também o de alfabetização.
Que Deus abençoe grandemente.
Abraços fraternos.
Antonia Leonora van der Meer
Gostei muito de ler o testemunho do Maycon Barroso, e graças a Deus por pessoas que estão indo até aquelas comunidades esquecidas, que precisam conhecer o evangelho, o amor de Deus, a esperança que Ele lhes oferece.