Três habilidades para a liderança eficaz
Conheça o material disponibilizado pela Tearfund com base na revista Passo a Passo.
Os desafios do dia a dia da liderança podem ser tão grandes quanto os desafios da visão, da estratégia e das grandes decisões. Porém, muitas vezes, estes desafios são menos óbvios. Oferecemos aqui alguns conselhos sobre como trabalhar com eficácia e motivar os outros no nosso trabalho diário.
Este material foi adaptado a partir de Umoja: Manual de Facilitação, escrito por Francis Njoroge, Tulo Raistrick, Bill Crooks e Jackie Mouradian..
Consulte o artigo “Extraindo o melhor das pessoas”, na página 11, para obter mais idéias sobre a liderança de pessoas.
Como realizar uma reunião eficaz
Às vezes, as reuniões podem parecer entediantes e longas. Esta lista de verificação ajuda a pensar sobre como tornar as reuniões mais eficazes.
Lista de verificação para realizar uma reunião mais eficaz
Antes da reunião
- Certifique-se de que todos compreenderam por que a reunião está sendo realizada.
- Diga a todos quando será a reunião e dê-lhes tempo suficiente para planejarem e se prepararem.
- Forneça às pessoas a pauta da reunião e quaisquer informações adicionais antecipadamente, se isto for útil para elas e melhorar a reunião.
- Se houver apresentações, dê aos apresentadores tempo suficiente para se prepararem.
- Organize a comida e/ou as bebidas, se estiver planejando fazer um intervalo.
- Prepare o local da reunião: organize as cadeiras para que as pessoas possam se ver e para facilitar a discussão aberta.
Durante a reunião
- Receba e apresente os novos membros e visitantes.
- Escutem-se uns aos outros.
- Interrompa discussões inúteis que desviem a atenção das pessoas do principal propósito da reunião.
- Tomem decisões.
- Incentive a participação de todos.
- O presidente certifica-se de que a reunião siga a pauta.
- Siga os horários estabelecidos se tiver informado às pessoas horários específicos de início e término da reunião.
- O presidente resume os pontos principais antes de uma decisão ser tomada.
- O secretário registra as decisões tomadas e quem concordou em fazer o que.
Após a reunião
- Os participantes-chave da reunião revisam as atas antes de distribuí-las.
- Envie uma notificação a todos os participantes sobre quando a próxima reunião será realizada.
- Envie as atas aos participantes antes da próxima reunião.
- Reserve tempo para estabelecer a pauta da próxima reunião.
Delegação
Uma das principais funções de um líder é pensar sobre a delegação de tarefas. Delegar é dar a responsabilidade por certas tarefas a outras pessoas. A delegação é realmente importante, pois ela reduz a carga de trabalho do líder, permite que o tempo disponível seja mais bem aproveitado, faz com que as outras pessoas se sintam mais motivadas, confiantes e habilitadas, e as tarefas geralmente são concluídas antes do que normalmente seriam. Aqui estão oito ações simples para delegar com sucesso:
- Ação 1: Decida a quem delegar.
- Ação 2: Mostre à pessoa o benefício e/ou a importância de delegar a tarefa.
- Ação 3: Examine os diferentes aspectos da tarefa e decida
- com a pessoa o nível de apoio necessário para cada um deles.
- Ação 4: Reserve tempo para treinar a pessoa em sua tarefa,
- se necessário.
- Ação 5: Dê tempo para que a pessoa pratique a tarefa em um ambiente seguro, seguido de feedback.
- Ação 6: A tarefa, então, é realizada sob supervisão, se adequado.
- Ação 7: Reúna-se com a pessoa para dar feedback.
- Ação 8: Celebre o que deu certo e mostre sua aprovação
- à pessoa.
Desenvolvendo uma equipe
É importante procurar oportunidades para ajudar a sua equipe a trabalhar bem em conjunto. As seguintes atividades foram criadas para ajudar os membros da equipe a examiná-la e ver o que podem fazer para melhorar a maneira como trabalham juntos.
O jogo do desenho
Orientação por etapas
1. Explique ao grupo que todos vão pensar sobre o caráter
e a natureza do grupo ou organização.
2. Peça para que cada membro faça o desenho de um animal que ele ou ela acha que representa o caráter e a natureza do grupo.
3. Coloque as figuras na parede e peça a cada pessoa para que apresente a sua e explique por que a desenhou.
4. Use um flip-chart ou uma folha grande de papel para escrever os temas comuns e as diferenças.
5. Discuta o que isto significa em termos de como o grupo poderia trabalhar melhor no futuro.
Dicas
- As figuras devem ser grandes o suficiente para que todos as possam enxergar.
- Se as pessoas não quiserem desenhar ou não se sentirem à vontade para isso, uma alternativa seria lhes dar figuras de animais para elas escolherem e conversarem a respeito.
Revisão do processo em equipe
Uma das maneiras de desenvolver sua equipe é incentivá-la a refletir sobre como os membros trabalharam em conjunto. Este é um bom exercício para ser feito depois de um evento ou depois da conclusão de uma tarefa em particular. Depois do evento, faça as seguintes perguntas à sua equipe e, em seguida, promova uma discussão em grupo sobre as respostas que
foram dadas.
- O que a sua equipe fez que ajudou a concluir a tarefa?
- Que coisas atrapalharam a conclusão da tarefa?
- O que você faria diferente?
- O que você aprendeu sobre a sua eficácia como equipe?
Originalmente publicado pela Tearfund neste link.
Cláudia
Gostei muito do artigo me ajudou muito, parabéns. Deus continue a abençoá-los.
Ideval
Graça e Paz!
Estou ministrando a um grupo de obreiros o tema “liderança”; este artigo deverá enriquecer as aulas.
Tem sido muito proveitoso o recebimento da revista em meio eletrônico, que é um ambienta mais frequentado que a estante.