(ALC) No dia 5 de outubro, acontece em Recife (PE) o I Seminário sobre Dependência Química: A Fé na Recuperação. Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento tem o objetivo de proporcionar um debate sobre a dependência química e espiritualidade no processo de recuperação e reintegração social. O encontro, que pretende reunir representantes e voluntários de comunidades terapêuticas, profissionais da área e interessados no assunto, será realizado das 14h00 às 17h30, no Seminário de Educação Cristã.

“Cada vez mais, fica comprovada a influência da fé na recuperação de dependentes químicos. Neste sentido, a mensagem bíblica tem sido um importante aliado das comunidades terapêuticas na desafiadora missão de devolver a auto-estima e semear a esperança de uma nova vida aos que se recuperam”, afirma o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

Na programação estão previstas a apresentação da COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede) e as palestras “A Bíblia na Recuperação” e “Drogas, Desafios e Possibilidades”. “O nosso intuito é apresentar a Bíblia como um instrumento de transformação na recuperação ou em situação de dependência, mostrar propostas de prevenção e cuidados ao dependente e a família, e, finalmente, propor um trabalho em rede”, resume Seibert.

A SBB e o programa A Bíblia e a Paz: Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão “Promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles A Bíblia e a Paz.

Com o objetivo de combater as causas da violência, o programa A Bíblia e a Paz é fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. Seu público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele fazem parte os projetos A Bíblia no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento; e A Bíblia na Recuperação da Dependência, que tem possibilitado à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura bíblica específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.

Por meio do Programa “A Bíblia na recuperação da dependência”, a SBB promove desde 2008 os seminários, cujo grande diferencial é divulgar o papel da Bíblia neste processo e incentivar a participação de dependentes químicos em recuperação, sejam eles internados em comunidades terapêuticas ou em tratamento ambulatorial. As primeiras edições foram realizadas em Barueri, no Museu da Bíblia, e agora o evento começa também a ser promovido em outras cidades do Brasil, como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Recife (PE).

 

I Seminário sobre Dependência Química: A Bíblia na Recuperação
Data: 05 de outubro
Horário: 14h00 – 17h30
Local: Seminário de Educação Cristã
Rua Padre Inglês, 143, Boa Vista – Recife – PE
http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=264

  1. Eis um gigante a ser batido, as drogas. Fiz o curso Fé na prevenção do SENAD, os desafios são enormes, mas nós igreja de cristo prevalecemos sobre o inferno, devemos crer que prevaleceremos sobre as drogas. Parabéns SBB pela iniciativa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *