Bons amigos – ter ou ser, eis a questão
Quantos amigos você tem? Esta é uma pergunta freqüente em nossos modernos tempos de redes, perfis e amizades virtuais. Sem contar o whats app que virou um verdadeiro “zap, zap” , zumbindo perguntas e respostas intermináveis em qualquer hora do dia e da noite.
Para responder corretamente às perguntas acima é preciso pensar sobre o significado da palavra “amigo” que é: aquele que ama, que demonstra afeto, benevolência, que tem expectativas favoráveis, que ampara e defende, que é ligado a…” E agora, quantos amigos você tem? Olhando para o real significado e valor da palavra vemos diminuir assustadoramente a lista associada ao nosso perfil.
Pense em seus verdadeiros amigos : Quem são as pessoas que o amam e demonstram afeto através de palavras e atitudes ? Que têm expectativas favoráveis a seu respeito e o incentivam na busca pela realização de seus projetos de vida? Que são ligadas a você e capazes de ampará-lo, quando está fraco ou vacilante? Estas pessoas merecem uma atenção especial de sua parte, pois são seus verdadeiros amigos. É muito bom ter amigos! A bíblia diz que “O amigo nos ama o tempo todo.” Prov. 17:17. Isso é sensacional!
Se você está lendo esta revista, certamente é um educador, pai, pastor, conselheiro ou atua de alguma outra forma, junto a crianças e adolescentes. Então, acumula histórias e experiências que o tornam apto a refletir comigo sobre quem são seus verdadeiros amigos. Você ou sua igreja seriam apontados por eles como tais? Faça o teste. É rápido e simples, mas pode causar alguma dor. “Vamos lá – marque V ou F”:
( ) Eu amo incondicionalmente * as crianças e adolescentes com os quais convivo ou trabalho e demonstro isso através de atitudes bem práticas como escutar o que elas dizem e preocupar-me com seus problemas.
*(sem impor condições, sem fazer comparações e independente do meu humor)
( ) Eu sempre espero o melhor delas e elas sabem disso.
( ) Estou empenhado em defender seus direitos e a ensinar-lhes a cumprir seus deveres.
Como todas as condições acima são inegociáveis para uma relação de verdadeira amizade, você só passou no teste se marcou V V V.
Quero encorajá-lo a extrapolar a superficialidade do simples cumprimento do dever e a desenvolver uma amizade verdadeira, forte e restauradora com as crianças e adolescentes aos quais você serve, baseado no modelo e sustentado na força d’Aquele que é “o amigo mais chegado do que um irmão…”
Representante executiva da Aecep e coordenadora curricular do Colégio Batista Getsêmani