segundasPor June Ribeiro

Quantos amigos você tem? Esta é uma pergunta freqüente em nossos modernos tempos de redes, perfis e amizades virtuais.  Sem contar o whats  app que virou um verdadeiro “zap, zap” ,  zumbindo perguntas e respostas intermináveis em qualquer hora do dia e da noite.

Para responder corretamente às perguntas acima é preciso pensar sobre o significado da palavra “amigo” que é: aquele que ama, que demonstra afeto, benevolência, que tem expectativas favoráveis,  que ampara e defende,  que é ligado a…” E agora, quantos amigos você tem? Olhando para o real significado e valor da palavra  vemos diminuir assustadoramente a lista associada ao nosso perfil.

V&JLPense em seus verdadeiros amigos : Quem são as pessoas que o amam e demonstram afeto através de palavras e atitudes ? Que têm expectativas favoráveis a seu respeito  e o incentivam na busca pela realização de seus projetos de vida? Que são ligadas  a você e  capazes de ampará-lo,  quando está fraco ou vacilante? Estas pessoas merecem uma atenção especial de sua parte, pois são seus verdadeiros amigos. É muito bom ter amigos! A bíblia diz que “O amigo nos ama o tempo todo.” Prov. 17:17. Isso é sensacional!

Se você está lendo esta revista, certamente é um educador, pai, pastor, conselheiro  ou atua de alguma outra forma, junto a crianças e adolescentes. Então, acumula histórias e experiências que o tornam apto a refletir comigo sobre quem são seus verdadeiros amigos.  Você ou sua igreja seriam apontados  por eles como tais?  Faça o teste. É rápido e simples, mas pode causar alguma dor.   “Vamos lá – marque V ou F”:

(   ) Eu amo incondicionalmente * as crianças e adolescentes com os quais convivo ou trabalho e demonstro isso através de atitudes bem práticas como escutar o que elas dizem e  preocupar-me com seus problemas.

*(sem impor condições, sem fazer comparações e independente do meu humor)

(   ) Eu sempre espero o melhor delas e elas sabem disso.

(   ) Estou empenhado em defender seus direitos e a ensinar-lhes a cumprir seus deveres.

Como todas as condições acima são inegociáveis para uma relação de verdadeira amizade,  você só passou no teste se marcou  V V V.  

Quero encorajá-lo a extrapolar a superficialidade do simples cumprimento do dever e a desenvolver uma amizade verdadeira, forte e restauradora  com as crianças e adolescentes  aos quais você  serve,  baseado no modelo e sustentado na força d’Aquele que é “o amigo mais chegado do que um irmão…”

June RibeiroAbraço amigo, June Ribeiro

Representante executiva da Aecep e coordenadora curricular do Colégio Batista Getsêmani

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *