Claves_GuatemalaAntígua, Guatemala – Líderes cristãos de 16 países da América Latina e Caribe estão reunidos em Antígua, na Guatemala, para celebrar 20 anos do Programa Claves, uma metodologia cristã, desenvolvida pela Juventud para Cristo do Uruguai, que ajuda crianças e adolescentes a protegerem-se da violência sexual. O encontro que começou nesta segunda (29/08) e vai até sexta (dia 02/09), reúne 75 pessoas do continente, além de participantes dos Estados Unidos e da Suíça.

O Programa Claves nasceu no Uruguai em 1995, como resposta a múltiplas situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Desde então, um grupo multidisciplinar, junto ao BICE (Oficina Católica para a Infância) e com o apoio do UNICEF, começou um programa de prevenção do abuso sexual e da violência a partir de propostas lúdicas. Este programa tornou-se uma metodologia que abriga diferentes propostas de intervenção no nível nacional e internacional.

As pessoas convocadas ao Encontro Regional pertencem a 23 igrejas e organizações cristãs comprometidas com a defesa dos direitos humanos da infância e adolescência com especial atenção na prevenção da violência. Ao longo dos cinco dias do Encontro estão sendo realizadas diversas atividades para fortalecer o trabalho em rede, celebrar o caminho percorrido e planejar de forma conjunta o trabalho futuro de CLAVES na região.

É importante destacar o apoio do BICE e da Igreja Sueca, além da presença da Tearfund, CLAI, o MJNJ, Rede Mãos Dadas, VIVA, Paz y Esperanza, Exército de Salvação, Compassion, Comunidade y Cambio, Wheaton College, Visão Mundial e FAP, que acompanharam o desenvolvimento do Claves ao longo destas duas décadas.

Participam do Encontro 15 pessoas do Brasil representando as organizações, em sua maioria parceiras da Rede Mãos Dadas, que acolhem e aplicam a metodologia Claves desde 2006.

Leia também
Como participar de uma capacitação do Programa Claves?
Site do Programa Claves no Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *