Convite Abuso Espiritual (1)

Pode uma boa árvore produzir frutos doentes? De acordo com o Mestre Jesus, a resposta é não! Se uma árvore produzir frutos ruins, isto é um bom indicador de que a árvore e não apenas seu fruto, está doente, mesmo que ela também produza bons frutos! Se pensarmos em nossas comunidades de fé como árvores, a metáfora é de difícil aplicação porque normalmente pressupomos que aqueles membros adoentados que convivem conosco em nossas igrejas não afetam o modus operandi da “organização” igreja.

Mas será que isto é verdade? Será que a criança ou o adolescente sabe discernir entre aqueles que falam e agem de forma contrária aos valores pregados pelo grupo todo? E se as ações são perversas e machucam a alma, será que fará diferença a longo prazo, o fato desta pessoa não ter a aprovação dos demais se ela continua atuando na vida das crianças?

Outra pergunta ainda mais perturbadora: a igreja tem mecanismos de defesa contra pessoas envolventes e carismáticas que usam da sua influência para se impor sobre outras, em geral com o único objetivo de fazer avançar seus próprios interesses? O abuso espiritual acontece quando pessoas mal intencionadas usam sua influência para coibir as liberdades de culto e devoção dos outros. Eles se nomeiam os “sacerdotes” de plantão, se interpondo entre a pessoa e Deus, reivindicando para si a autoridade divina, falam e oprimem seus ouvintes em nome de Deus!

Outro dia ouvi o relato de uma mãe contando que sua filha de 10 anos começou a sentir vários sintomas ligados ao estresse: dor de cabeça, enjoos, dor no estômago, tristeza profunda, seguidos das assembleias em uma igreja que passava por conflito. O conflito acabou em separação e a menina muito triste disse para sua mãe depois da última assembleia tempestuosa: “Mâe, nós nunca mais vamos voltar aqui nesta igreja, tá bom?” Mãe e filha nunca mais voltaram.

Para as crianças, o ambiente que criamos diz muito mais sobre quem somos do que as palavras rebuscadas de nossas pregações. O ambiente é um “eco-sistema” que pode respirar vida, alimento e proteção para a árvore, seus frutos e todos os organismos que dependem dela para a sobrevivência, ou pode impulsionar o desequilíbrio, a corrupção, a doença e até a morte!

É por isto que a Rede Mãos Dadas em parceria com a Juventud para Cristo do Uruguai, promoverá na próxima terça-feira, dia 31 de maio a palestra “Abuso e Cuidado Espiritual das Crianças em Nossas Comunidades de Fé.” Esta palestra faz parte da Feira de Boas Práticas da Rede Mãos Dadas organizada pela rede e seus parceiros para a cidade de Belo Horizonte. Ouviremos com expectativa as reflexões da psiquiatra cristã Alícia Casas, também uma das criadoras da metodologia Claves, metodologia esta voltada para a prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes em qualquer contexto.

A palestra acontecerá na noite de abertura da Feira de Boas Práticas da Rede Mãos Dadas na Igreja Evangélica Missionária Pentecostal localizada na Rua Nepomuceno, 36, Itapoã, Belo Horizonte. Para mais informações visite a página do evento AQUI!

Veja também um guia contra Abuso Espiritual lançado pela Aliança Evangélica da Espanha AQUI!

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *