2016.04.01_Silhoette_Deuseli_X-T1-2

Igor era um adolescente sem registro de nascimento

Para pessoas ligadas ao Projeto Calçada, programa da Lifewords/SGM, o testemunho abaixo é indicador de que os aconselhamentos promovidos com a utilização da bolsa verde, de fato funcionam. A bolsa verde é a ferramenta principal do Projeto Calçada que tem como propósito facilitar encontros entre um adulto devidamente preparado na metodologia e uma criança cuja trajetória de vida tenha lhe causado feridas emocionais. É um tempo especial de atenção exclusiva voltada para a criança e para a sua vida interior.

Cleisse Andrade, Coordenadora do Projeto Calçada para a América Latina, nos enviou este depoimento escrito por uma educadora de Cansanção, BA.

 

Igor era um adolescente sem registro de nascimento. Creio que isso afetava muito sua vida. Ficava reprovado todo ano na escola, roubava coisas das pessoas, tinha raiva dominante do pai, passava muito tempo na rua, mas sempre vinha à igreja. Parecia uma criança sem expectativas de melhora. Depois do aconselhamento com a bolsa verde Igor mudou bastante. Conseguimos registrá-lo e hoje ele tem sobrenome e uma nova identidade no relacionamento com Cristo.  Passou de ano na escola, está aprendendo a tocar violão, deixou de pegar coisas dos outros, respeita mais o pai, inclusive o ajuda nos tempos de folga, pois seu pai é pedreiro. Está se comportando melhor nas atividades de igreja e participa da reunião de adolescentes aos sábados. Sempre que tem oportunidade na igreja Igor agradece a Jesus por ter morrido por ele. Todos observam grande mudança em sua vida. O relacionamento dentro da família entre seus pais e irmãos melhorou muito, influenciado pela transformação na vida de Igor. Sua avó entregou a vida a Cristo, e diz que está muito feliz por ver a mudança na vida dos seus netos, nora e filho. (Cansanção, BA)

Para nós da Rede Mãos Dadas, este depoimento é prova de que sempre que gastamos tempo para entrar no mundo de uma criança ou de um adolescente, descobriremos coisas muito práticas que poderão mudar o seu destino. Uma das chaves do sucesso do Projeto Calçada é justamente esta insistência de que atenção individual bem focada é algo que toda criança deseja e sobretudo, merece! Outra lição: a vida de uma criança não é compartamentalizada. A nova identidade de Igor alterou sua forma de ver a si mesmo assim como alterou sua visão sobre Deus!

    • Querido James, obrigada por seu comentário.
      Belíssima foto!
      A Rede Mãos Dadas agradece as imagens maravilhosas que você compartilha com nossos leitores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.