Passo a passo 85 _ imagem 1 Um método simples de restaurar a vida vegetal numa área que sofreu erosão é através de bolas de sementes. Colete sementes silvestres todos os anos. As crianças são especialmente boas em coletar sementes e gostam de aprender sobre as plantas.

Colete o maior número possível de sementes diferentes de plantas nativas do local. Faça pequenas bolas com estas sementes e um pouco de terra.

Misture as sementes com composto ou terra para plantio e acrescente barro. Coloque água suficiente apenas para umedecer a mistura. Se colocar muita água, as sementes brotarão cedo demais. Faça pequenas bolas com esta mistura e deixe-as secar por alguns dias ao sol. Um pouco antes ou durante a estação das chuvas, vá até o local onde você quer restaurar a vida vegetal e jogue as bolas. Construir primeiro valas nas curvas de nível e outras barreiras reduz e retém a água do escoamento superficial, necessária para ajudar as sementes a brotarem e crescerem.

As sementes brotarão quando chover. O composto provê nutrientes, e o barro evita que as sementes sequem, sejam comidas por camundongos e pássaros ou levadas pelo vento. Depois de um ano, as novas plantas produzirão suas próprias sementes, e logo crescerão muitas plantas novas. O solo se acumulará ao redor das plantas, evitando a erosão. Logo, aparecerão novos tipos de plantas. Se não for perturbada, depois de muitos anos, a área inteira estará restaurada.

Nota da editora: Este método é bom para restaurar a vida vegetal, mas não é adequado para o reflorestamento. As árvores frequentemente precisam de mais cuidados e tempo para crescer.

Texto adaptado a partir de A Community Guide to Environmental Health, com o nosso agradecimento aos editores, Hesperian, por autorizarem sua utilização.

Passo a passo 85 _ imagem 2

 


Artigo publicado originalmente no Passo a Passo 85, em setembro de 2011 pela Tearfund.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *