quintasPor Gisele Reikdal Kallaur

A violência sexual é um problema real no Brasil. Em 2014 o Disque 100 recebeu 91.342 denúncias de violação de direitos, destes 25% são relacionados a violência sexual. Segundo o mapeamento da Polícia Federal de 2013/2014, há 1.969 pontos vulneráveis nas rodovias; 56% críticos destes são direcionados à prática de exploração sexual.

É preciso dizer também que a criança é o elo mais fraco desta cadeia ímpia. Na última segunda-feira, dia 18, a sociedade relembrou o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A pergunta que fazemos é: o que estamos fazendo, como cristãos, diante deste desafio tão complexo e que aflige milhares de crianças em nosso país?

Bola na Rede

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A RENAS/Bola na Rede tem mobilizado organizações, igrejas e redes locais para o enfrentamento do abuso e da violência contra crianças e adolescentes. Vários grupos em diferentes cidades se mobilizaram e foram para as ruas pedir proteção para as crianças nos últimos dias. É encorajador ver um grupo tão diverso, unido em prol de uma causa. Sim, somos um em Cristo. Fortalecidos em seu amor, podemos fazer grandes coisas para a Glória d’Ele.

Em Fortaleza (CE), igrejas e organizações se uniram e foram às ruas, abordaram pessoas e pediram às autoridades mais proteção para as crianças. E assim aconteceu também em Aquiraz, Juazeiro do Norte, Manaus e Rio de Janeiro. No último domingo, igrejas substituíram a escola dominical por uma boa razão: encontraram-se na rua e assumiram o papel de falar por aqueles que não podem.

No Rio de Janeiro, foi realizado o lançamento da Fase 2 da Campanha Bola na Rede, com a presença de muitas igrejas, organizações, além de um representante da secretaria especial de direitos humanos do Rio de Janeiro. Foi um momento especial de reflexão sobre a dura realidade que enfrentamos nesta área. Esta reflexão não nos desanima, ao contrário, nos motiva a lutar para que toda a criança tenha o direito de viver uma infância feliz, longe de qualquer tipo de violência e exploração.

Deus nos tem convocado para fazer diferença nesta terra. Senhor, venha o Teu Reino!

Sabemos que o que fazemos ainda é muito pouco e precisamos de toda a ajuda possível. Ore, participe, se envolva! Conheça um pouco mais sobre a Campanha Bola na Rede e trabalhe conosco por esta causa. Veja as fotos dos eventos no Facebook, visite nosso site e conheça mais sobre o assunto. Você pode baixar conteúdo sobre o assunto e metodologias para aplicar em sua igreja, como o Mutirão Mundial de Oração.

“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”. Pv 31.8,9

– Gisele Reikdal Kallaur é articuladora nacional da Campanha Bola na Rede/RENAS.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Uma das ações articuladas entre Mãos Dadas e Bola na Rede, é o Mutirão Mundial de Oração. Participe!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *