Por Elsie Gilbert

ame“Há 3 dias do pleito, que cidadão brasileiro não está apreensivo quanto aos rumos do país?

A resposta é fácil: o corrupto. O problema do corrupto é que ele se alimenta de poder, não quer saber da verdade, do bem estar social, da justiça. Enquanto houver vantagem para ser obtida, um degrau a ser galgado, um golpe a ser desferido, uma forma de obter recursos de forma desonesta, apreensão não lhe atinge.

E no entanto ele mata crianças com uma canetada desviando recursos da merenda escolar, do hospital local, dos serviços sociais.  Ele rouba a tranquilidade dos aposentados. Ele ameaça comunidades inteiras como as comunidades afetadas pelas madeireiras no Amazonas que insistem em destruir os rios por onde escoam a madeira ilicitamente “legalizada”.

O problema do corrupto é que ele só pára diante do poder bruto, algo que todos nós cidadãos consternados temos em pouquíssima quantidade.

A citação a seguir foi retirada de uma carta endereçada aos candidatos Dilma e Aécio e escrita pelo movimento Ame a Verdade – Evangélicos Contra a Corrupção. O documento inteiro é extenso. Não poderia deixar de ser dada a amplitude e complexidade do nosso problema.

No início deste ano foi publicada pesquisa realizada pela Worldwide Independent Network de Pesquisa de Mercado (WIN), que ouviu 66.806 pessoas em 65 países, e apontou para a corrupção como o principal problema do mundo. Dos entrevistados, 21% deles vêem a corrupção como um grande problema global, bem acima da crise econômica (14%), a desigualdade social (12%) e do desemprego (10%) – as outras opções que foram apresentadas no questionário.

Destacamos que 29% dos brasileiros apontaram a corrupção como o maior desafio, e assim o Brasil fica em terceiro lugar, junto México (29%) e Peru (29%), e apenas Filipinas (50%) e Indonésia (40%) nos superam em preocupação com a corrupção, dentre os 65 países pesquisados.

Na mesma linha, a respeito da importância do tema controle social e combate à corrupção, veja recente pesquisa da Avaaz entre seus mais de 34 milhões de membros no mundo.

Destacamos que o Brasil possui mais de 6 milhões de Avaazers, é o maior país da comunidade em número de membros. A Avaaz faz anualmente pesquisa de suas prioridades para o ano seguinte, cada membro da comunidade foi consultado sobre suas três prioridades.

Prioridades para foco em 2014. https://secure.avaaz.org/po/poll_results_2014/?rpto

49,51% Fighting Corruption, including corporate capture of our government

38.83% Economy policy that benefits common good over the elite few

38,35%  Preventing catastrophic climate change

Leia a carta na íntegra aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *