quartas

 

por Elsie B. C. Gilbert

Sofia Cavalletti, uma pesquisadora da Bíblia muito erudita, deixou para as crianças o seu maior legado. Ela faleceu em 2011, com 94 anos, na mesma casa em que nasceu, cresceu e viveu por toda a sua vida. A casa pertence à sua família por algo em torno de trezentos anos e fica no coração de Roma, Itália, à uma distância que dá para andar até o Vaticano.

Foi nesta mesma casa que Sofia iniciou um trabalho de educação cristã para crianças com o qual se envolveu pessoalmente por mais de 50 anos e que é conhecido hoje como a Catequese do Bom Pastor. O método desenvolvido por ela está presente em 37 países. Muitas denominações cristãs adotaram seus princípios. A maioria das igrejas que o desenvolvem hoje são católicas, episcopais e ortodoxas. O método, no entanto, está disponível para todos os cristãos, independente de sua denominação.

Uma mente brilhante. A menina Sofia foi educada em casa, numa família católica tradicional e aprendeu a ler com sua mãe. Teve tutores que continuaram sua educação e mais tarde frequentou o ginnasio por cinco anos. No ano em que a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim ela passou no  exame que lhe dava o privilégio de estudar na universidade. Lá ela conheceu o professor Eugênio Zoli, o rabino chefe de Roma que se converteu ao catolicismo no pós-guerra. Com ele a jovem Sofia descobriu uma paixão pelas línguas antigas e pelas Escrituras Sagradas. Aprendeu hebraico, latim e grego além de poder conversar em cinco línguas modernas. Em 1978, com 61 anos de idade, ela tinha 165 trabalhos publicados em sua bibliografia. Sofia nunca deixou de estudar a Bíblia com grande alegria e determinação. Por 50 anos ela frequentou a biblioteca pública todos os dias para estudar e lia sua Bíblia em hebraico diariamente.

crianças

Deus se comunica com a criança desde a mais tenra idade!

Um coração voltado para as crianças. Sofia começou seu trabalho com crianças meio que por “acidente”. Adele Costa Gnocchi, colega de Maria Motessori, a fundadora do método Montessori de educação, pediu à Sofia que ensinasse religião em sua escola. “Quanto ao meu envolvimento com a Catequese, nunca imaginei que este se tornaria o trabalho da minha vida até que vi os olhos cheios de lágrimas de uma criança. Aconteceu depois de um encontro com três ou quatro crianças (…). Paolo depois de gastar duas horas comigo, lendo o primeiro relato da criação em Gênesis, não queria ir embora. Fiquei impressionada e me questionei, ‘O que aconteceu aqui? Por que Paolo não quis ir embora?’ A mãe dele tinha me dito antes que o menino não queria vir ao encontro.”

Mais tarde ela disse que viu naquela criança, e em inúmeras outras crianças dali para frente, um jeito de estar na presença de Deus que era ao mesmo tempo, uma coisa peculiar da criança e também um presente para o adulto que parasse tempo suficiente para percebê-lo.

E foi assim que Sofia, com a ajuda da pedagoga Gianna Gobbi, reuniu seus conhecimentos profundos da Bíblia à uma prática pedagógica fundamentada no método de Maria Montessori para criar o que é hoje conhecido como a Catequese do Bom Pastor.

O que ela sempre pregou é que a nossa alma é terreno oculto e misterioso. Deus se comunica com o ser humano desde a mais tenra idade de forma que não podemos compreender, examinar, catalogar. Podemos apenas vivenciar. O nosso papel como adultos é apoiar e ajudar a dar corpo às experiências que a criança tem com Deus, nutrindo sua fé com o legado que Deus nos deixou por meio da Bíblia e da experiência numa comunidade de fé. Nossa tarefa é facilitar o encontro dela com Jesus, Deus encarnado, o Bom Pastor, e jamais atrapalhar impondo obstáculos entre o coração sedento da criança e o seu Criador que nutre sua alma de forma profunda e satisfatória.

 

Nota: As informações contidas neste artigo foram pesquisadas em várias fontes. Veja mais em artigo publicado por Scottie May no site Talbot School of Theology – Biola University, O livro “O Potencial Religioso da Criança” de Sofia Cavalletti, Edições Loyola, 1985, usado como fonte, está esgotado. Para mais informações sobre Teologia da Criança veja “Uma Criança os Guiará”, Editora Ultimato, 2010.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

md28-editorialElsie B. C. Gilbert, missionária da missão Equip Inc, é casada com James Gilbert, mora em Viçosa com seu esposo e quatro filhos e trabalha na área de comunicação para a Rede Mãos Dadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *