Luka tem distrofia muscular

Imagens ajudam menino na Eslovênia a imaginar um mundo melhor

Um fotógrafo amador ajuda um menino com distrofia muscular a realizar um sonho.
Luka Tavčar, 12, tem distrofia muscular e é totalmente dependente de sua cadeira de rodas. No entanto, no ano passado, concebeu um plano inspirador: queria ser fotografado andando e se mexendo como um outro garoto qualquer.

Ele se aproximou de Matej Peljhan, um fotógrafo amador e um psicólogo da CIRIUS, centro de reabilitação perto de Liubliana, Eslovênia, onde Luka é um paciente.

No início, Peljhan ficou perplexo. Como ele poderia representar um menino paralítico em movimento? “Luka queria ver a si mesmo jogando e se divertindo”, diz ele.

Então Peljhan criou uma estratégia: Luka poderia deitar-se em um pedaço de tecido e, com a ajuda de um fisioterapeuta, Peljhan representaria o menino como se ele estivesse pulando, descendo uma montanha em seu skate, subindo escadas, e jogando basquete. Então Peljhan tiraria essas imagens de cima. As fotos demoraram cerca de um mês para serem produzidas, e se tornaram públicas no início deste ano.

Peljhan, que perdeu seu braço direito e olho esquerdo quando ainda era criança, diz que suas próprias deficiências o motivaram a fazer as fotografias. “Eu entendo as pessoas com limitações”, diz ele.

Ele nomeou a série O Pequeno Príncipe, uma referência ao livro francês de Antoine de Saint-Exupéry em que um menino ensina um homem sobre confiança, esperança e amizade. Luka adora as fotos.

“Ele quer manter uma atitude positiva”, diz Peljhan. “A imaginação de Luka o ajuda a esquecer suas limitações físicas. Ele é frágil, mas ele pode ver o mundo de forma diferente. ”

Este artigo foi escrito por Caitlin O’Connell e postada no portal da Reader’s Digest Magazine. (veja mais aqui)

O blog de Peljhan pode ser acessado aqui.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *