Carão parte do material do Projeto Calçada

Imagem do cartão que salvou Amina!

Clenir T. Xavier dos Santos é diretora nacional do Projeto Calçada e membro da Igreja Batista Memorial da Tijuca- Rio de Janeiro (RJ). Desde 1999 ela promove uma metodologia de atendimento na área de cura interior voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social. Há alguns anos Clenir coordena também a implantação do ministério em vários países da África. O Projeto Calçada é uma metodologia de atendimento individual para crianças mediante treinamento do educador e a utilização de uma bolsa conhecida como a Bolsa Verde. O programa é mantido pela SGM Lifewords e conta com a parceria de igrejas e organizações sociais cristãs envolvidas em ministério com crianças. Veja o relato que ela nos enviou sobre uma menina com pensamentos suicidas atendida pelo Projeto Calçada na Uganda:

Entre a vida e a morte…

É difícil imaginar a profundidade do desespero que poderia tomar conta de uma menina adolescente para ela se achar tão sem valor, e tão abusada, que na verdade merecia morrer.  Amina acreditou tanto nisso, que começou a considerar tirar a própria vida. A dor era tão profunda, ela se sentia tão desprezível, que suicídio lhe parecia na verdade uma boa opção.

Esta foi a história revelada quando uma educadora capacitada pelo Projeto Calçada da Oásis, na Uganda, aconselhou Amina. A adolescente com coração quebrado compartilhou abertamente os pensamentos suicidas com os quais ela lutava. ao final do tempo com a adolescente, como é de praxe, foi pedido para ela escolher o cartão que melhor descrevesse sua situação e ela escolheu o cartão cujo título é: “Deus vai sempre me proteger”. Ao colocar o cartão no bolso, ela não podia imaginar como aquelas palavras iriam mudar seu futuro.

As coisas pareceram melhores por um tempo, quando Amina voltou para sua família. Mas quando os desafios e os conflitos retornaram, os pensamentos desesperados de suicídio começaram a assombrar novamente. Dessa vez, eles eram simplesmente fortes demais. Amina fez planos de findar sua jovem vida. 

Apenas uma última coisa a fazer: Amina queria deixar um bilhete para sua família. Ela procurou papel para escrever suas últimas palavras. Quando ela pegou seu caderno, lá dentro estava o cartão de bolso que recebeu no aconselhamento. Foi a mensagem que precisava no exato momento que ela ia escrever seu bilhete optando pela morte. Uma mensagem de Deus para ela que estava à beira do precipício.

Ao perceber o que tinha encontrado e o significado do cartão, todos os pensamentos de suicídio foram embora de sua mente e ela saiu correndo para encontrar a educadora, segurando firme o cartão em sua mão. “Deus me protegeu para eu não tomar uma atitude errada!” ela exclamou à educadora maravilhada. 

Esse extraordinário encontro mostra como o Espírito Santo pode trabalhar através do Projeto Calçada: palavras de abuso e morte foram derrotadas por palavras de aceitação e vida. Amina esteve o tempo todo nas mãos de Deus. 

Para saber mais sobre este ministério, sobre opções de capacitação e parceria, entre em contato com:

Projeto Calçada
Rua Uruguai, 514, sala 201 – Tijuca – Rio de Janeiro – Brasil
Telefone: (21) 3238-2480
E-mail: luciana.falcao@sgmlifewords.com

 

 

  1. A Palavra de Deus contida nas histórias ilustradas da Bolsa Verde tem realizado transformações impactantes na vida de crianças, adolescentes e jovens, e de suas famílias.
    Ele tem todo amor, poder e autoridade,sobre tudo e todos. A Ele toda honra, glória e adoração.

  2. Repassei o texto para um amigo em Uganda-África que conheci na rede Linkedin, que é médico e tem sofrido muito em vê muitas crianças especiais sendo escondidas em casa por seu familiares, por falta de esclarecimento.
    tenho repassando pra ele todo material sobre os direitos das crianças e principalmente especial.
    Enviei o texto porque se passa no país dele e para ele entrar em contato com o Claves de lá, precisando de ajuda na sua área.
    Abraços.

  3. sou Assistente Social e quero ser voluntaria para trabalhar em projetos sociais nas igreja e gostaria de receber ideias de como ajudar,não conhecia o projeto calçadas fiquei
    conhecendo num seminário que participei de igreja e comunidades na cidade de Marabá e o pouco que vi pude ver que é muito interessante por isso quero conhecer mais aceito receber e mail,abraço

    • Querida Elizabete, o Projeto Calçada é uma das poucas ferramentas que pensa em uma atuação direta com uma única criança, um a um. É muito comum em nossas intervenções pensarmos em ações para grupos de crianças. Eu fico pensando, já pensou no poder de um encontro pessoal de uma pessoa disposta a ouvir com uma crinça cuja alma há muito anseia ser ouvida?

    • ​Prezada Liliam a Rede Mãos Dadas agradece o seu contato. Respondendo a sua pergunta, a pessoa que é responsável pela coordenação de treinamentos do Projeto Calçada é a Luciana Falcão. Com ela você poderá tirar todas as suas dúvidas e ser encaminhada para a melhor maneira de realizar a capacitação que deseja. Encaminho por e-mail o contato da Luciana. Espero que vocês duas tenham uma boa conversa! Um forte abraço de toda a equipe da Rede Mãos Dadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.