Movimento Lausanne discute relatório e apresenta desafios e oportunidades para a igreja brasileira


Por Patrícia Godinho

O Movimento Lausanne Brasil realizou um encontro na capital paulista para apresentar o Relatório de Status da Grande Comissão, documento elaborado por mais de 150 especialistas globais e disponível em 7 idiomas. Sete brasileiros participaram da produção do conteúdo. O relatório analisa a realidade atual e delineia os próximos e atuais desafios que a igreja terá na evangelização mundial. Ele é fruto de anos de pesquisa e cooperação entre especialistas de diversas áreas e considera dez questões-chave que impactarão a missão da igreja.

O evento aconteceu na Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo, na quinta-feira (06) e reuniu 150 pessoas, entre líderes de igrejas e organizações, teólogos, acadêmicos e membros da comunidade evangélica. Milhares de pessoas acompanharam virtualmente a transmissão pelo canal do JesusCopy no youtube e inserções ao vivo na Rádio Trans Mundial.

Esse é um marco na atualização da história de missões, não apenas pela quantidade de dados reunidos, mas também pela profundidade dos artigos publicados e das discussões. O coordenador da equipe de trabalho do Movimento Lausanne no Brasil, Fernando Costa, abriu o evento enfatizando a importância do relatório para as igrejas e organizações no Brasil e no mundo, pontuando que a forma como respondemos ao cenário atual poderá modelar a igreja que queremos até 2050.

Temas e desafios

Na programação, dividida em cinco mesas de discussões, os convidados Valdir Steuernagel, Marcos Amado, Luiz Sayão, Fernando Costa, Davi Lago, Felipe Fulanetto, Gabriel Neres, Ricardo Bitun, Paulo Borges Jr., Samuel Mendes,  Matheus Ortega, Rebeca Nemer, Andréa Vargas, André Pereira, Daniel Palombo, Matheus Resende, Lisânias Moura, Lucas Pegoraro, Jacira Monteiro, Maycon Barroso, Tomás Camba e Aline Davi abordaram os temas mais críticos em torno do relatório, como povo global em envelhecimento, secularismo, comunidades urbanas, sexualidade e gênero, missão policêntrica, pessoas em movimento, saúde holística, liberdade religiosa, entre outros.

Alguns dos preletores e equipe do Encontro Lausanne Brasil.

Para Felipe Fulanetto, do Departamento de Pesquisa da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), tão importante quanto os dados é a implicação deles para as igrejas e organizações envolvidas no trabalho missionário. Lançando mão dessas informações, podemos reavaliar várias práticas e redirecionar os esforços para áreas com maiores necessidades.

Outro ponto enfatizado no encontro é que, para que haja o cumprimento da Grande Comissão, importa que toda a igreja se envolva em cooperação, como bem colocou Marcos Amado, escritor e especialista no mundo árabe.

A escritora Jacira Monteiro, que participou da quinta e última mesa sobre o relatório e as esferas da sociedade, citou o Pacto de Lausanne sobre a responsabilidade da igreja diante das injustiças sociais. Jacira ressaltou que uma igreja que prega a cruz deve ser marcada pela cruz e que só há salvação porque houve um problema inicial, e para isso Deus enviou seu filho a fim de reconciliar com Ele todas as coisas. Por isso, não devemos ter medo de denunciar o mal onde quer que ele exista.

O convite recorrente à unidade da igreja e o chamado a uma liderança cristocêntrica ressoou entre todos os presentes, reafirmando o compromisso de todos os cristãos levarem todo o ensino de Jesus a todos os lugares no entendimento de que “todos temos parte na Grande Comissão, que não é um enunciado vazio, mas um lugar de espera, onde somente o Espírito Santo é capaz de nos fazer entender para o que somos chamados a ser e fazer”, como muito bem nos lembrou o teólogo Valdir Steuernagel. 


>> Leia o Relatório completo
AQUI.

 

Série de encontros

Este evento faz parte de uma série de encontros de Lausanne Brasil até o fim deste ano, indo a várias cidades do país para reforçar a necessidade de cooperação como ponto de partida na evangelização. O ponto alto será o 4° Congresso de Lausanne, em Seul, Coréeia do Sul, de 22 a 28 de setembro. 

Agenda Lausanne Brasil 2024:
06/07 – Sudeste – São Paulo
Local: Comunidade da Vila – São Paulo – SP

03/08 – Nordeste – Sertão
Local: Primeira igreja Batista – Patos – PB

24/08 – Sul – Florianópolis
Local: FHOP – Florianópolis – SC

07/07 – Norte – Manaus
Local: Igreja Batista Refúgio – Manaus – AM

19/10 – Nordeste – Recife
Local: Catedral da Reconciliação – ICB – PE

09/11 – Centro-Oeste – Brasília
Local: Igreja Batista Vértice – Brasília – DF

 

>> Patrícia Godinho é repórter e produtora de jornalismo. Casada com Fernando Costa e mãe de quatro filhos.

 


O Movimento de Lausanne

O Movimento de Lausanne conecta influenciadores e ideias para a missão global, com a visão do evangelho para cada pessoa, igrejas, fazedores de discípulos para cada povo e local, líderes como Cristo para cada igreja e setor, e o impacto do reino em cada esfera da sociedade.

>> Siga-nos no Instagram: @lausanne_brasil

Entre em contato

E-mail: lausannebrasil@gmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *