Dia 2: Espectação e Ação – o que “The Chosen” revela sobre a Geração Z
O Jesus relacional é o Cristo que a geração carente de sentido precisa em suas vidas!
Por Gabriel Neres
#LGC23 #JornadaLausanne4
No segundo dia (01/06) do encontro Conversas de Gerações de Lausanne (LGC23) os organizadores proporcionaram diferentes espaços de convivência aos participantes. Metade deles passou a tarde na praia para que pudessem estreitar os vínculos de amizades intergeracionais. À outra metade do grupo foi proporcionada uma sessão de cinema com a ilustre presença de Stan Jantz, CEO da Come&See Foundation, e Kristoff Hart, Diretor de Crescimento e Expansão da série The Chosen. O documentário “Sem Filtro: Geração Z assiste The Chosen no Angel Studios” foi a produção escolhida para a ocasião.
Você deve estar pensando nesse momento: coitados daqueles que não participaram da convivência realizada na praia! Em que universo possível do metaverso ver um documentário sobre as reações da Geração Z assistindo à série The Chosen seria mais interessante do que ter uma tarde com os pés na areia das praias da Califórnia? Se engana quem pensou que as propostas estavam separadas por um abismo de significado.
Os produtores do The Chosen foram cirúrgicos ao produzir tal documentário. Os jovens Gen Z que foram convidados para assistir à série formaram um grupo heterogêneo: não cristão, decepcionados com a Igreja, desagregados… A experiência mostrou a evolução da mentalidade deles ao contemplarem uma representação de Jesus bem distinta da que eles imaginavam.
O documentário evidenciou que a forma como a Geração Z enxerga Jesus provoca um significativo impacto em sua fé, espiritualidade e experiência comunitária. Ao final de cada episódio, os “Gen Z” estavam com os olhos marejados, demonstrando não apenas a emoção da dramaturgia proposta no The Chosen, como também o impacto de Jesus em suas vidas.
O desfecho dessa história fica a seu encargo, querido(a) leitor(a). Você terá que assistir ao documentário para observar o impacto do The Chosen na Geração Z e experienciar os desafios provocados na vida e ministério dos que estavam presentes na sessão na Biola University.
O documentário “Sem Filtro: Geração Z assiste The Chosen no Angel Studios” não apenas gera impacto nos espectadores como também dispõe à ação. Não há como assisti-lo e ficar inerte à urgente tarefa de evangelizar e pastorear adequadamente as nossas gerações, apresentando a elas o Jesus dos evangelhos, encarnado. Ele salva e quer se relacionar com os seus. Afinal, o Jesus relacional é o Cristo que a geração carente de sentido precisa em suas vidas!
- Gabriel Neres é casado com Suzy e pai do Benjamin e do Vincent. Fez bacharelado e licenciatura em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em filosofia pela mesma instituição e cursou Master of Arts in Biblical Leadership no Seminário Teológico Servo de Cristo. Atua como professor de história e coordenador nacional de Projeto de Vida no Colégio Presbiteriano Mackenzie. É pastor do ministério de adolescentes da Igreja Batista do Morumbi.
>> Siga-nos no Instagram: @lausanne_brasil