A oração parece ser uma coisa muito simples, quando Jesus fala sobre ela. Simplesmente Pedi …, buscai …, batei …, e, em qualquer caso, receberemos a resposta. Não obstante, é uma simplicidade ilusória; há muita coisa por detrás dela.

Primeiro, oração pressupõe conhecimento. Considerando que Deus só concede dádivas de acordo com a sua vontade, temos de esmerar-nos em descobri-la – pela meditação nas Escrituras e pelo exercício da mente cristã disciplinada nessa meditação.

Segundo, oração pressupõe fé. Uma coisa é conhecer a vontade de Deus; outra é nos humilharmos diante dele e expressarmos a nossa confiança em que ele é capaz de executar a sua vontade.

Terceiro, oração pressupõe desejo. Podemos conhecer a vontade de Deus e crer que ele pode executá-la, e ainda assim não deseja-la. A oração é o principal meio ordenado por Deus para a expressão de nossos mais profundos desejos. É por isso que a ordem de “pedir – buscar – bater” está no imperativo presente e em escala ascendente, para desafio de nossa perseverança.

Assim, antes de pedir, precisamos saber o que pedir e se está de acordo com a vontade de Deus; temos de crer que Deus pode concedê-lo; e precisamos genuinamente desejar recebê-lo. Então, as graciosas promessas de Jesus se realizarão.

Trecho extraído do livro A Mensagem do Sermão do Monte.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *