JS_12_02_16_ofertaA oferta cristã é um tópico extremamente importante na agenda da igreja contemporânea. As igrejas locais muitas vezes estão preocupadas com questões financeiras e duvido que, no mundo inteiro, haja um empreendimento cristão que não esteja atrasado e tolhido por falta de fundos. Como, então, podemos pensar biblicamente a respeito da oferta cristã?

É bem sabido que o apóstolo Paulo organizou uma coleta nas igrejas gregas da Acaia e da Macedônia em benefício das igrejas empobrecidas da Judéia. De fato, pode parecer extraordinário que ele tivesse dedicado tanto espaço em suas cartas a essa questão mundana, tendo se referido a ela em Romanos 15, 1 Coríntios 16 e 2 Coríntios 8–9. Porém, Paulo não a considerava isso como sendo uma questão mundana. Pelo contrário, ele a via como relacionada com a graça de Deus, a cruz de Cristo e a unidade do Espírito. De fato, é de ficar muito impressionado quando se percebe essa combinação de teologia trinitária profunda e senso comum prático.

Em 2 Coríntios 8 e 9, o apóstolo Paulo desenvolve dez princípios da oferta cristã.

Ela tem origem na Trindade
1. A oferta cristã é uma expressão da graça de Deus (2 Co 8.1-16)
2. A oferta cristã pode ser um charisma, ou seja, um dom do Espírito (2 Co 8.7)
3. A oferta cristã é inspirada pela cruz de Cristo (2 Co 8.8,9)

Cria igualdade de acordo com nossos meios
4. A oferta cristã é uma oferta proporcional (2 Co 8.10-12)
5. A oferta cristã contribui para a igualdade (2 Co 8.13-15)

Supervisão atenta e rivalidade amigável
6. A oferta cristã deve ser cuidadosamente supervisionada (2 Co 8.16-24)
7. A oferta cristã pode ser estimulada por um pouco de competição amigável (2 Co 9.1-5)

Uma colheita com significado simbólico
8. A oferta cristã lembra uma colheita (2 Co 9.6-11a)
9. A oferta cristã possui significado simbólico (2 Co 9.13)

O resultado: gratidão a Deus
10. A oferta cristã promove gratidão a Deus (2 Co 9.11b-15)


Nota:
Este é um resumo do capítulo 7 do livro A Igreja Autêntica, de John Stott.

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