books-0-2-1535732-1279x852Ainda em clima de celebração pelo prêmio como “livro do ano” (Areté), compartilhamos a seguir mais um trecho de Os Cristãos e Os Desafios Contemporâneos, de John Stott.

***

De todos os problemas globais que nos confrontam hoje, nenhum é tão grave quanto a ameaça de autodestruição da raça humana. A guerra não está mais restrita ao combate entre exércitos. Por um lado, nações têm desenvolvido constantemente armas de destruição em massa capazes de erradicar sociedades inteiras e, de fato, destruir a civilização humana. Por outro lado, vemos o aumento de grupos terroristas cometendo atos de violência poderosos e simbólicos ante os olhos atentos do mundo.

(…)

Os cristãos não concordam plenamente a respeito dos problemas associados à guerra. No entanto, é importante não exagerar as nossas diferenças, nem subestimar nossas áreas substanciais de acordo. Todos os cristãos afirmam que o caráter do reino de Deus é justiça e paz. Nós cremos que a conduta de Jesus foi um exemplo perfeito dos ideais do reino que ele proclamou. Somos chamados comunidade do reino para ter fome de justiça, buscar a paz, calar a vingança, amar os inimigos – para, em outras palavras, sermos marcados pela cruz. Estamos ansiosos pelo reino consumado em que os povos “farão de suas espadas arados, e de suas lanças, foices” e em que “uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra” (Is 2.4).

Tudo isso deve significar que, como cristãos, estamos essencialmente comprometidos com a paz e a justiça. Essa busca da paz com justiça é muito mais cara do que a pacificação, como muitos mártires cristãos descobriram. Também admiro a lealdade, o autossacrifício e a coragem de servir dos soldados. No entanto, não devemos exaltar ou glorificar a guerra em si, por mais justa que entendamos que seja sua causa. Alguns cristãos acreditam que, em algumas circunstâncias, ela pode ser defendida como o menor de dois males, mas nunca deve ser considerada pela mente cristã como mais do que uma necessidade dolorosa num mundo caído.

Imagem: Books/Freeimages

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *