26/31 | Luz e Caminho
Contanto pacientemente os passos, estendendo as mãos para frente, meu avô caminhava pela casa parecendo sentir a presença dos móveis ao redor, mas sem vê-los. Havia se tornado cego. E eu no meu canto o contemplava. Certa vez lhe perguntei: “Como é que o senhor consegue andar por aí sem esbarrar na mobília, vô?”. E ele paciente me respondeu: “É que eu conheço o caminho, meu filho”.
Há muita gente pela estrada, todas caminhando, “porque mover-se é fazer caminho”, diz a poeta, mas nem toda gente sabe para onde vai, ainda que se diga com muita convicção que “o caminho se faz ao caminhar”.
Um dos grandes caminhantes e peregrinos da cultura latino-americana foi o músico e poeta Atahualpa Yupanqui. A pé, montado a cavalo, Atahualpa estava sempre peregrinando pelo mundo, levando sua poesia emaranhada aos fios de suas memórias e saudades. Entre suas pérolas, há a canção “Piedra y camino”:
Del cerro vengo bajando,
Camino y piedra,
Traigo enredada en el alma, viday
Una tristeza…
Me acusas de no quererte.
No digas eso…
Tal vez no comprendas nunca, viday
Porque me alejo…
Es mi destino
Piedra y camino…
De un sueño lejano y bello, viday
Soy peregrino…
Por mas que la dicha busco,
Vivo penando…
Y cuando debo quedarme, viday
Me voy andando…
A veces soy como el rio:
Llego cantando…
Y sin que nadie lo sepa, viday
Me voy llorando…
Es mi destino,
Piedra y camino…
De un sueño lejano y bello, viday
Soy peregrino… (Atahualpa Yupanqui)
O poeta entende como destino seu o estar sempre a caminho, como um rio, às vezes cantando, às vezes chorando, sempre inspirado por “um sonho distante e belo”. O poeta se autodefine como “peregrino”.
Na passagem das Escrituras que lemos (João 14.1-6), os olhos de Jesus contemplam os corações dos seus discípulos e preveem a escuridão que viria sobre eles na hora da cruz e da despedida. Jesus também conhece seu destino. Então disse: “Vou preparar uma casa para vocês, mas volto para buscá-los. E vocês já conhecem o caminho”. E Tomé, cheio de dúvidas e muita honestidade, falou: “Senhor, não temos nem ideia do lugar para onde vais, como saber o caminho?”. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, disse Jesus.
Já não há porque andar se arrastando pelos cantos quando se ganha luz e caminho. Nossa peregrinação não tem de ser um andar em trevas. A luz segue adiante de nós. Essa luz que brilho tão claramente quando o conhecemos.
Ouça a canção “Piedra y camino”, de Atahualpa Yupanqui, interpretada pela inesquecível Mercedes Sosa. http://www.youtube.com/watch?v=stPz0doXSL8
Ouça também a canção “Luz para o caminho”, que fiz há alguns anos. Medite. Ore. Compartilhe. http://www.youtube.com/watch?v=Oo9GTh8XEW4
Gladir Cabral