Por liberdade e justiça
Histórias de luta por liberdade de expressão e por justiça são narradas em duas séries que estreiam hoje, 24 de março, na TV Brasil.
Resistir é Preciso “resgata a trajetória da imprensa brasileira que resistiu e combateu ao golpe militar”. Além disso, apresenta “depoimentos e material historiográfico de jornalistas que atuaram em três frentes de combate: a imprensa alternativa, a clandestina e a que atuava no exílio”. A série possui dez episódios com 26 minutos de duração. No primeiro episódio, Resistir É Preciso recua a 1867, ano em que foi publicada a que é considerada uma das primeiras charges políticas da nossa história, desenhada por Ângelo Agostini. Nos dez episódios, são citadas aproximadamente 100 publicações, com mais de 50 entrevistas.
A outra série, Advogados contra a ditadura, promete apresentar “memórias de homens e mulheres fundamentais na luta contra as atrocidades cometidas pelo Estado: os advogados que atuaram na defesa de presos políticos”. A série é dirigida por documentarista Silvio Tendler e realizada em parceria com o Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Resistir é Preciso estreia hoje, dia 24 de março, às 19h30, na TV Brasil. A estreia de Advogados contra a ditadura ocorre algumas horas mais tarde, às 23h30.
Para outras informações veja a matéria completa aqui.
Assista também o documentarista Silvio Tendler falando sobre “Advogados contra a ditadura”:
* Com informações da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC.