A graça de contribuir

terça-feira

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos. (2 Coríntios 8.9)

Graça é sinônimo de generosidade e o Senhor Jesus Cristo nos deu um grandioso exemplo disso em seu nascimento e em sua morte. Considere essas cinco situações. Primeiro, ele era rico e vivia eternamente em suas riquezas celestiais, partilhando da natureza de seu Pai e de seu domínio sobre toda a criação, imune ao pecado, à dor e à morte.

Segundo, ele se fez pobre. Não somente “esvaziou-se a si mesmo” e “se humilhou” (Fp 2.7-8), mas “poderíamos até mesmo ousar dizer que ele se reduziu a um mendigo” (Handley Moule). Ele deixou de lado seu esplendor real e se tornou um servo. Foi obediente até a morte, e morte de cruz.

Terceiro, ele fez isso por amor a pobres pecadores como nós, cuja miséria ficou evidente com a perda do paraíso e da comunhão com Deus. 

Quarto, foi para nos tornar ricos que ele se empobreceu – ricos com “as insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3.8), isto é, com a plenitude da salvação.  

Assim, o Cristo rico se fez pobre para que nós, em nossa pobreza, pudéssemos enriquecer com suas riquezas. Cristo se empobreceu para nos enriquecer. Eis uma bela declaração do evangelho. Mas o mais impressionante nesse texto é o seu contexto. Ele está nos capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios, onde Paulo procura persuadir as igrejas gregas a aliviar a pobreza da igreja na Judeia. Embora empregue uma série de argumentos, seu grande trunfo é a cruz de Cristo. É justamente por Cristo ter se dado completamente que eles deveriam aprender a dar. A contribuição cristã autêntica é espontânea, sacrifical e simbólica. Esta última foi especialmente importante para o apóstolo, pois a coleta que ele estava organizando não era simplesmente uma transferência de recursos da Grécia para a Judeia, ou dos ricos para os pobres, mas um presente das igrejas gentias à igreja judaica. Paulo percebeu que esta seria uma maravilhosa oportunidade de promover a solidariedade entre gentios e judeus no corpo de Cristo. Nossas ofertas também simbolizam nosso apoio às causas para as quais contribuímos.  

Para saber mais: 2 Coríntios 8.1-9 

 

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

 

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário