Disciplina produz liberdade 

sábado
sábado

(Romanos 8.1-2, 5-6)

Disciplina não é algo que nos é imposto. É a descoberta das leis do nosso ser e a conclusão de que elas são as leis de Deus. “Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!” (Sl 119.2). O oposto poderia ser: “Como são infelizes os que obedecem às próprias inclinações e, com o eu dividido e em conflito, buscam a si mesmos”.

Mais uma vez, o salmista coloca assim: “Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação” (Sl 119.54). Os decretos tornam-se canções, as leis tornam-se liberdade – cantar! A ideia da pessoa disciplinada como uma pessoa desagradável é falsa. Pessoas disciplinadas são cheias de ritmo e de canções, pois estão sintonizadas com a Vida. É verdade que Jesus disse: “Cada um será salgado com fogo [da disciplina]” (Mc 9.49), mas esse “fogo” queima apenas os grilhões. Quando os três filhos hebreus foram amarrados e lançados na fornalha ardente, o fogo nada fez a eles, exceto queimar suas amarras. Eles caminhavam livres pelo fogo. E a forma de uma Quarta Pessoa estava com eles. O fogo da disciplina nada faz a não ser queimar todos os grilhões que o prendem e fazer você andar livre com a Quarta Pessoa. Você é “salgado com o fogo”. O fogo liberta você para se dedicar ao que vale a pena.

Alguém disse: “A beleza é a purificação das superfluidades”. A disciplina consome as superfluidades, limita-nos ao essencial e torna a vida bela, pois nada desordena as coisas. Devemos disciplinar nossa vida de maneira tal que nada nos reste a não ser o que vale a pena e contribui.

A miss América de 1945 – Bess Myerson, a primeira judia norte-americana a ser coroada miss América – abandonou os deveres que o concurso exigia para fazer a estudantes do ensino médio um discurso intitulado: “Não se pode odiar e ser bonito”. E eles não zombaram dela, pois o ódio é o amor indisciplinado, a luxúria é o sexo indisciplinado, a ansiedade é uma previsão indisciplinada. Não se pode ter uma vida indisciplinada e ser bonito – porque a beleza é a harmonia de linhas. A disciplina traz vida à harmonia central, direcionando-a para os grandes fins. Disciplina é desenvolvimento em harmonia.

Ó Cristo, sei que devo me entregar à disciplina de algo: à disciplina das pressões que me cercam ou à disciplina da tua vontade e dos teus propósitos. Se eu tomar o primeiro caminho, perecerei. Se tomar o segundo, viverei para sempre. Ajuda-me. Amém. 

Afirmação do dia: “Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei; tranquilo, enfrentará os dias maus” (Sl 94.12-13).

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário