Passos para vencermos a inveja 

domingo
domingo

Atos 13.45; Romanos 13.13; 1 Coríntios 3.3

Devemos agora observar os passos para nos libertar da inveja:

(1) Tenha em mente: a inveja nos diminui e nos torna incapazes de ganhar o amor daquele que amamos. Uma pessoa invejosa derrota seus próprios propósitos. Você não ganha amor por meio da inveja; você o perde. Você não consegue de fato amar uma pessoa invejosa; não consegue, ainda que faça todo o possível; a inveja é algo amarrado, desconfiado, detestável. Você pode ser invejoso ou amável; não pode ser os dois ao mesmo tempo.

(2) Considere a inveja como sendo egocentrismo. Se você for invejoso, então é egocêntrico.

(3) Vá à raiz do problema e entregue o ego não rendido a Deus, e a inveja desaparecerá – completamente. Ao se entregar a Deus, você entra em uma comunhão em que você e os outros se tornam “parte uns dos outros”. Então, se somos parte uns dos outros, um bom executivo é minha parte com habilidade executiva; um bom cantor é minha parte musical. Não preciso ter inveja, porque essa outra pessoa é uma “parte” minha.

(4) Uma vez que se rendeu a Deus, você não precisa olhar ao redor para ver o que está acontecendo com fulano, beltrano ou sicrano. Suas aprovações e suas alegrias vêm de Deus. Pedro disse a Jesus: “Senhor, e quanto a ele?”. Jesus respondeu: “O que lhe importa? Quanto a você, siga-me!” (Jo 21.21-22). Restava em Pedro uma pequena inveja de João. O Pentecostes ainda não havia destruído essa pontinha de inveja, por isso Pedro parecia olhar mais para João do que para Jesus.

(5) Rendido a Deus, você agora cumpre um plano único, um plano que ninguém mais pode cumprir. Quando os discípulos de João viram que Jesus estava indo à frente do mestre deles, disseram: “Mestre, aquele homem […] do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”. João respondeu que ele mesmo era o amigo do noivo: “Esta é a minha alegria, que agora se completa” (Jo 3.26, 29). Em outras palavras: “Eu conheço o meu lugar. Encontrei o meu nicho e estou feliz com ele”.

(6) Diga todas as coisas boas que puder sobre a pessoa de quem você é tentado a ter inveja. Ao fazer isso, sua atitude passará da inveja para o amor – especialmente se você orar pela pessoa toda vez que ouvir o nome dela.

Ó amoroso Senhor, ajuda-me a alegrar-me na alegria de todos os teus filhos; ajuda-me a me sentir vitorioso com o êxito dos outros; ajuda-me a ser honrado com a honra dada aos outros; ajuda-me a amar com um amor criativo. Amém. 

Afirmação do dia: “Quando o meu coração estava amargurado” (Sl 73.21). Mas o meu já não está amargurado, porque desejo o melhor para todos. 

 

>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.

Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário