Prateleiras vazias, panelas vazias, pratos vazios e estômagos vazios

segunda-feira
segunda-feira

Pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. (Tg 2.15)

Nessa versão, Tiago diz: “pode haver”. Na quase totalidade das traduções desse versículo, é usado o condicional “se houver”. Em outras duas versões, a tradução é: “Suponhamos [ou “imaginemos”] que um irmão ou irmã andem seminus, sem o sustento diário…”. Há ainda a versão que traduz assim: “Por exemplo: um irmão ou irmã não tem o que vestir e lhe falta o pão de cada dia”.

Parece que dessa vez Tiago não foi muito realista. Tanto no passado remoto como no passado próximo sempre houve irmãos e irmãs sem roupa para cobrir a nudez e aquecer o corpo e comida para encher o estômago. Hoje isso ainda acontece. E amanhã vai ser assim também, como Jesus mesmo avisou: “Os pobres estarão sempre com vocês” (Jo 12.8). Em qualquer época, em qualquer aglomerado humano, há prateleiras vazias na dispensa, panelas vazias na cozinha, pratos vazios na mesa e irmãos e irmãs de estômago vazio em casa. Por muitos e variados motivos.

Há um número grande demais de irmãos e irmãs que estão necessitados de roupas e de alimentos, para que seus irmãos na fé possam se dar ao luxo de encherem seus estômagos e se vestirem bem sem se lembrarem deles. Esse comportamento é gravemente pecaminoso e será cobrado nesta vida ou na eternidade.

É verdade que o pecador precisa do evangelho, precisa de Jesus, precisa de justificação. E precisamos ir por todo o mundo para pregar-lhe as boas novas. Mas o pecador, convertido ou não, precisa de pão, de roupa, de agasalho, de moradia, de assistência médica. E a igreja precisa ir ao encontro deles e suprir também suas necessidades físicas. Na oração-modelo Jesus incluiu a súplica: “Dá-nos hoje o alimento que precisamos” (Mt 6.11). Por duas vezes, ele multiplicou pães e peixes para multidões enormes, e “todos comeram e ficaram satisfeitos” (Mt 14.20). 

OS CRISTÃOS E O BEM COMUM – O QUE FAZ A VIDA SER BOA PARA TODOS? (JR 29.7)
O subtítulo da matéria de capa traz uma pergunta crucial: o que faz a vida ser boa para todos? A pergunta é crucial pelas respostas, mas também – e antes de tudo – por causa daqueles que fazem a pergunta. Quem faz este tipo de pergunta pensa além de si e de sua “tribo”. Quem pensa nos outros e se importa com eles compartilha da natureza de seu Pai misericordioso e justo.

 

>> Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos [Elben César]. Editora Ultimato. 

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário