Perguntas e respostas

segunda-feira
segunda-feira

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (Sl 119.9.)

Não há resposta quando não há pergunta. Sem perguntas e sem respostas, continua-se na ignorância, no vazio, na inércia.

Nem sempre a pergunta precisa ser dirigida a outra pessoa. Muitas perguntas devem ser dirigidas a si próprio. Entre elas, as perguntas mais íntimas, mais sérias, mas solenes, mais complexas. Além de ser uma arte possível de se aprender, esse monólogo em forma de perguntas e respostas é uma medida profilática.

Preocupado com a fraqueza humana, com a força do pecado, com as paixões da mocidade e com o itinerário moral da juventude, o salmista elabora uma pergunta prática: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?” (Sl 119.9).

O salmista apressa-se a responder à sua própria pergunta, embora a tenha dirigido a Deus: “Vivendo de acordo com a tua palavra”. Ele faz a pergunta e oferece a resposta.

As perguntas que dirigimos aos outros nos dispensam do trabalho de raciocinar. Valemo-nos do raciocínio alheio, da sabedoria alheia, da experiência alheia. Mas vale a pena nos sujeitarmos ao raciocínio próprio. A obrigação de pensar, refletir, avaliar, investigar, sempre à luz da perspectiva divina, traz grande proveito.

Não é de causar estranheza a resposta do salmista à sua própria pergunta: para manter pura a sua conduta, o jovem precisa agarrar-se ao que está escrito. Ele não poderia dar outra resposta, não só porque não há, mas também porque o apego às Sagradas Escrituras é a sua grande ênfase em todo o Salmo 119!

 

>> Retirado de Refeições Diárias com o Sabor dos Salmos [Elben César]. Editora Ultimato. 

Ouça as nossas devocionais pelo Spotify!

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário