Lewis perdeu a sua fé depois da morte de Joy?
Gabriele Greggersen
Embora muitos interpretassem isso a partir do filme e do livro que ele escreveu após a morte de sua amada Joy, A Grief Observed (Anatomia de uma Dor – Ed. Vida), para bom entendedor, tudo leva a crer que isso não aconteceu. Aqui vão alguns indícios:
1. Embora Lewis realmente questionasse Deus em Anatomia de uma Dor, chamando-o até de “carrasco divino”, esse tipo de efusão emocional lembra muito o livro de Lamentações (tá na Bíblia para quem não sabe, rsrs). Não nos proíbe de nos queixar quando a coisa dói. Afinal, Lewis já tinha perdido a mãe aos seus nove anos de idade, depois o pai e agora a amada, todos vitimados pelo câncer ?!
2. Conheci um rapaz brasileiro que me disseram que curtia Lewis e que me surpreendeu. Quando fui lhe perguntar, que livro ele mais amava, ele mencionou A Grief Observed [Anatomia de uma dor], que nem havia sido traduzido na época ainda. Não o considero exatamente “popular” ou “agradável” para a maioria das pessoas. E quando eu perguntei o porquê, eleexplicou: “É que eu acabei de perder o meu pai há alguns meses. Quando o livro me caiu nas mãos, ele se tornou uma das fortes razões que me preservaram de desviar-me da fé cristã.
3. Depois desse, Lewis ainda escreveu um último livro, Letters to Malcolm, chiefly on prayer (Cartas a Malcolm, principalmente acerca da oração, que também já se encontra traduzido para o português como Oração: Cartas a Malcolm). Esse livro mostra que, ao contrário de ter perdido sua fé, Lewis se reergueu fortalecido, vivendo a última fase de sua vida, profundamente pautada pelo que Francis Schaeffer considera a “verdadeira espiritualidade”.
Aline
Gabriele ,Parabéns pelo empenho em manter esse site…é bom ter fontes cristã sobre a vida desse autor excepcional.
gabriele
Oi Alininha,
Obrigada pelos elogios e que bom que vc curte o Lewis, nosso bom e velho Jack. Então, enjoy!!!
Abs
Gabriele
Emerson de Oliveira
Quero parabenizá-la, Gabriele, de um fã inveterado de Lewis para outro. Amo seu site e seu trabalho de divulgação de Jack nestas terras tupiniquins. Eu fui um dos que primeiro traduziu artigos e materiais de Lewis para meu site Logos Apologética Cristã e sinto muito prazer em divulgar Lewis entre nós. Abraços narnianos.
gabriele
Oi amigo narniano,
Mil desculpas pela demora na resposta. E que bom saber que posso contar com seu apoio e ajuda. Quem sabe possamos compartilhar alguma tradução nos nossos respectivos sites? Saiba que tens um canal aberto no meu para toda a qq contribuição que possas dar.
Abração
Prof. Fernando Capovilla
Amo C. S. Lewis. Amo G. K. Chesterton.
Parabéns pelo seu trabalho, Gabriele!
Fiquei tocado pela sua referência a A Grief Observed. Realmente tocado.
Dou graças a Deus pela sua vida.
gabriele
Caríssimo Prof. Fernando,
Um mês se passou e peço desculpas mil pela demora em lhe responder. Quero agradecer os elogios e saiba que tb considero A Anatomia de uma Dor, como foi traduzido pela editora Vida, um dos mais importantes trabalhos teológico-filosóficos do autor. Pena que é tão pouco lido e compreendido, (penso eu) por sua profundidade e seriedade extrema.
Grande abraço
Doglas Rodrigues de souza
venho tendo gigantesco progresso de conhecimento do pensamento cristao e moral, através das obras de C.S LEWIS, ainda mais agora com este site, parabéns pela iniciativa de nao permitir que LEWIS seja deixado de lado, seria uma perda para o entendimento lúcido e criativo deste amado escritor!
um forte abraço em todos amantes de LEWIS!
florianopolis sc
Leticia Ribeiro
Tive uma experiencia parecida com a do rapaz acima …
Perdi minha mae aos 20 anos e tinha em mim um sentimento triste em relação a Deus …
Ao mesmo tempo tinha ‘raiva’ por Deus te-la tomado pra si mas sabia q era o melhor … mas, como na maioria das vezes … o melhor q Deus tem não é o q achamos ser o melhor … 🙂
Bem, sempre pensei na vida de Davi e acho o máximo sua sinceridade com Deus … e tento fazer o mesmo … não dá pra fantasiar q tá tudo bem, principalmente numa situação dessa.
Mas encontrei esse livro … fininho mas poderoso!!!
Ler este livro e ver o filme ‘Terra das Sombras’ foi uma benção para a minha vida …
Somos livres, Deus respeita nossos sentimentos e ama qdo somos sinceros!!!
Amo Lewis … aprendi muito com este livro … não fui a única a ter este sentimento e nem por isso Deus me ama mais ou menos … mas aprendi a ‘perdoar’ Deus e não apenas entender mas viver o q Ele tem pra mim.
Lewis é uma benção na minha vida 🙂
Abraçao a todos,
Letícia Ribeiro – RJ
Miquéias
mt bom esse site….
Carvalho
Aos novos e velhos “amigos” de C.S. Lewis recomendo o livro: A vida de C. S. Lewis do ateísmo ás terras de Nárnia do escritor: Alister McGrath. belo e sincero relato desta belíssima trajetória.
gabriele
Oi Lívia,
Bela dica. Já li e recomendo.
Abs
Gabriele
Fernanda
Estou lendo esse e estou amando!
gabriele
Oi Fernanda,
Acho que eu não respondi o seu comentário. Desculpe, era tão curto que se perdeu no meio dos outros… Que bom saber que estás amando. A essa altura vc já deve ter terminado. Conte-me o que achou…
Abs
Gabriele
Geilson Silva
Oi vc conhece o livro de um Pastor que perdeu sua esposa e ela era seu braço direito e ele ficou perguntando porque Deus?
Deus respondeu a ele :
Quando Deus ama muito uma pessoa Ele leva para perto de si.
Quero esse livro e não sei o nome nem o autor 68984065986 zapp
Me ajudem a encontrar
Gabriele Greggersen
Oi Geilson,
Infelizmente não conheço o livro, mas espero que vc o encontre.
Abraço
Gabriele
Alécia Pereira Pontes
Gostaria de agradecer pelo trabalho e compartilhar que o mesmo acontece comigo, nesse momento. Perdi meu pai faz dois meses e o livro de C S Lewis, Anatomia de uma dor, caiu em meu colo, de forma inesperada. Tem me ajudado muito a viver essa dor absurda, me identifico demais com os seus questionamentos. Obrigada por dividir conosco essa riqueza.
Gabriele Greggersen
Oi Alécia,
Sinto muito pela sua perda. Que bom que gostaste das minhas mal traçadas linhas. E acho que esse livro realmente ajuda muita gente, ainda mais agora com a pandemia. Então, foi um prazer e espero que vc compartilhe essa bênção com mais pessoas enlutadas…
Forte abraço
Gabriele