Conversando certa feita com Ismael Rattis, companheiro de caminhada e de sons no Reino, ele compartilhou comigo a idéia de um projeto que tinha em mente. Desejava produzir vídeos que apresentassem canções inéditas, parcerias entre músicos, e que promovesse um diálogo sobre o evangelho integral, a música e as artes, a música e o artista, e seu papel na sociedade contemporânea.

João Pedro Mansur, Ismael Rattis, Carlinhos Veiga e Rapha Sousas

João Pedro Mansur, Ismael Rattis, Carlinhos Veiga e Rapha Sousas

Como músico profissional, Ismael percebia que a arte cristã atual se vale de muitas justificativas para se moldar ao formato mercadológico (gospel), perdendo sua relevância e seu sentido profético, transformador da sociedade. O simples fato de se tornar música de mercado, cujo principal objetivo é ser produto de grande consumo, já parece um sinal de que se “conformou ao presente século”, tomando as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 12.

“Parece que estamos perdendo a vontade de estar no mundo (Jo17.15). Se assim permanecermos dificilmente conseguiremos extrapolar as barreiras da religiosidade, dificilmente conseguiremos ser sal e luz. Perderemos o significado do “ide”. 
Será que não percebemos que por meio da arte, ou seja, da música, artes plásticas, fotografia, pintura, teatro, poesia, etc., podemos informar, encarnar as boas novas, marcar sociedades e culturas?”, propõe Ismael.

Pois bem. Depois dessa conversa muita coisa se concretizou. Estamos aqui para apresentar o vídeo piloto do projeto que levou o nome de “Segundas Intensons”. Para esse primeiro trabalho Ismael convidou a mim, Carlinhos Veiga, e ao João Pedro Mansur (das bandas Marrakitá e CineMondatta) para gravarmos a nossa parceria “Luz Milenar”. Com um cenário simples, sem grandes equipamentos técnicos, mas lançando mão de gente criativa, de bom gosto estético e que ama o que faz, foi produzido esse material que pretende ser uma ferramenta a mais para o aprofundamento do diálogo sobre as artes e a missão da igreja.

 

Produção: Kza Inova Filmes

Imagens e edição: Rapha Sousas e Andy Moura

Roteiro: Ismael Rattis

Captação de som, edição e masterização: João Pedro Mansur

Gravado em setembro, na cidade de Brasília.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *