Chegamos em Cape Town
Chegamos na Cidade do Cabo há dois dias para o Congresso Cape Town 2010, também chamado de Lausanne 3. Ele faz parte de uma sequência de importantes congressos mundiais de evangelização: o primeiro aconteceu na cidade de Lausanne, na Suíça, reunindo cerca de 2.700 participantes de 150 países do mundo. O documento final desse congresso, o Pacto de Lausanne, tornou-se uma referência para a igreja evangelical mundial e tem sido base para inúmeras empreitadas missionárias, estudos e elaborações.
O segundo congresso, Lausanne 2, aconteceu em Manilla, nas Filipinas, em 1989, 4.300 congressistas de 173 países. Pela primeira vez, depois do término da Guerra Fria, os cristãos da União Soviética e países do Leste Europeu se assentaram com os irmãos das demais nações para tratarem de assuntos referentes à evangelização mundial. O que a história registra é que o segundo congresso não teve o impacto nem a relevância do primeiro.
Agora chegou a vez de acontecer o terceiro congresso do movimento Lausanne e são grandes as expectativas. Será o primeiro grande evento cristão após a revolução tecnológica e isto não representa apenas os benefícios que serão disponibilizados para a propagação dos resultados desse encontro. Deve-se levar em conta as enormes transformações que aconteceram em todo o mundo após o avanço tecnológico das comunicações. Tudo mudou: a globalização deu ao mundo outra cara, trazendo avanços e retrocessos, ou melhor, novas configurações para a vida humana, a sociedade, a política, a economia. Por isso, Lausanne 3 tem uma tarefa gigantesca diante dos desafios do mundo pós-moderno. Será possível avançar o tanto necessário?
Dessa vez estarão reunidos 4.500 líderes representantes de 200 países. O formato desse congresso é bastante diferenciado, pois tem como base principal as mesas de discussões em grupos pequenos, que reagirão às palestras feitas no plenário. Cape Town é uma cidade que está construída entre o belo oceano azul e a Montanha da Mesa, um magnífico elevado de rochas naturais. A partir da sugestiva montanha, todo o congresso se reunirá várias vezes do dia em torno da mesa para oração, compartilhamento de idéias e de vida, bem como para a realização diária da Ceia do Senhor, ao final de cada noite.
Somos 90 brasileiros participando de Lausanne 3. Esperamos retornar para o Brasil levando em nossa bagagem mais do que vuvuzelas e artesanatos africanos. Queremos levar, principalmente, as impressões e marcas deixadas pelo Espírito Santo em nossas mentes e corações e compartilhá-las com a igreja brasileira. E que nosso Deus seja exaltado e glorificado através desse congresso. Para o seu louvor e para a sua glória!
silvio bizzo
Nunca quis tanto estar num lugar e esse é Lausanne 3. Mas Deus sabe de tudo, inclusive do meu coração invejoso. Deus use poder e graça para abençoá-los por aí e me perdoar por aqui.
Tiago
Parabéns Carlinhos, tive a oportunidade de ir, mas não pude, meu coração está ai com vocês
Abraços
Tiago
juliano
Q soe na eternidade esse congresso como marco para várias vidas