Brasília – DF, segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O tecladista mineiro Telo Borges é o convidado de Carlinhos Veiga hoje, no encerramento do projeto Pelas Estradas desses Brasis

• Irlam Rocha Lima

Telo Borges já tocava piano aos 11 anos no álbum Milagre dos peixes, de Milton Nascimento, por Silvana Franco

Durante a temporada de 2008, Carlinhos Veiga desenvolveu o projeto Pelas Estradas desses Brasis, que trouxe à cidade Stênio Marcius (São Paulo), Ruibão (Maranhão) e Expresso Luz (Goiânia). Na última edição do evento, hoje, às 20h, o convidado especial é o cantor, compositor e tecladista mineiro Telo Borges, irmão de Lô e Márcio Borges, nomes destacados do mítico Clube da Esquina.

O show, que terá como palco a Sala Cássia Eller, do Complexo Cultural da Funarte, vai ser dividido em três partes. Inicialmente, o cantor, compositor e violeiro goiano, radicado em Brasília, mostra um compacto do seu trabalho. Em seguida, Telo entra em cena e faz uma espécie de retrospectiva da carreira. No final, os dois se juntam e dividem a interpretação de três músicas.

“Esse projeto me trouxe muita satisfação, pois pude trazer a Brasília grandes artistas brasileiros, cujos trabalhos são pouco conhecidos do grande público. No encerramento, no entanto, terei o máximo prazer de dividir o palco com um dos grandes nomes da música feita em Minas Gerais, autor de canções gravadas por nomes consagrados da MPB, como Flávio Venturini, 14 Bis, Lô Borges, Elis Regina, Maria Rita e Milton Nascimento”, comemora Veiga.

Acompanhado pela banda formada por Enos Marcelino (sanfona), Pedro Veiga (baixo), Marcus Moraes (violão), Léo Barbosa e Ismael Rattis (percussão), Cláudia Barbosa (flauta e voz) e Eline Márcia (voz), Veiga vai passear pelo repertório dos seus últimos discos, Flor do cerrado, lançado no primeiro semestre deste ano, e Mata do Timbó, de 2002. “Abro o espetáculo fazendo seis músicas. O Telo sobe ao palco depois e, juntos, vamos cantar Vento de maio, clássico da MPB, de autoria de Telo e Márcio Borges) e outras duas músicas ainda não definidas”, adianta.

Telo Borges, que esteve na Itália na semana passada, volta à capital exclusivamente para participar do projeto. Filho legítimo do Clube da Esquina, iniciou a carreira aos 11 anos, tocando piano e cantando no álbum Milagre dos peixes, de Milton Nascimento. Não demorou muito e já integrava as bandas que acompanhavam Wagner Tiso, Toninho Horta e Lô Borges.

Com Márcio Borges, compôs, em 1978, Vento de maio, gravado inicialmente por Elis Regina, no antológico álbum Trem azul e, posteriormente, por Lô. Em 1982, a gravadora RGE lançou o LP Os Borges, obviamente com a presença de Telo e, tendo como convidados, Elis, Milton, Gonzaguinha e Guilherme Arantes. Por mais de 10 anos, o músico foi tecladista da banda de Beto Guedes. Aliás, Alma de borracha, composição de Telo, deu título a um dos mais elogiados discos de Beto.

No show desta noite, o público poderá ouvir Telo em Voa bicho, Quem virá, Século XX, Na rocha, Renata, Guerra de travesseiros, Tristesse, Alma de borracha e, claro, Vento de maio. “Será uma oportunidade rara de o brasiliense assistir a um show desse grande talento da música brasileira, que vem abrilhantar o Pelas Estradas desses Brasis”, afirma Carlinhos Veiga.

CARLINHOS VEIGA E TELO BORGES

Show pelo projeto Pelas Estradas desses Brasis com os artistas goiano e mineiro, acompanhados por banda. Hoje, às 20h, na Sala Cássia Eller do Complexo Cultural da Funarte (Setor de Difusão Cultural, Eixo Monumental). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *