Tonica (Antonia Leonora van der Meer)

 

Fui muito influenciada pela ABU (Aliança Bíblica Universitária). Foi nesse ambiente que tive minhas experiências pessoais mais significativas com Deus e aprendi a servir, mesmo me sentindo incapaz.

Anos depois, ajudei a começar o ministério estudantil em Angola e Moçambique. Quando voltei ao Brasil fui servir no CEM (Centro Evangélico de Missões), com estudantes jovens e apoiar a ABU Viçosa (em Minas Gerais) em projetos criativos como a Semana da Esperança. Alguns aprendizados foram:

 

  1. Trabalhar em equipe. Comecei jovem e aprendi desde o começo que não devia criar dependência do que eu sabia fazer, mas transmitir meus conhecimentos aos mais jovens para que eles soubessem fazer, sempre trabalhando em equipe, nos grupos de estudo bíblico, nos projetos e viagens missionárias e em visitas a igrejas. Ainda como estudante, mudei-me de Curitiba, PR, para Brasília para ajudar a formar grupos no Planalto Central.
  2. Preparar sucessores. Quando fui servir em Angola pedi a Deus que, antes do meu regresso ao Brasil, eu pudesse deixar pessoas que melhorassem e fortalecessem o trabalho iniciado ou os ministérios já existentes onde pude servir. Desse modo, sempre procurei fazer as tarefas junto com potenciais líderes, que realmente produziram frutos no tempo deles.
  3. Abraçar a informalidade. Alegro-me muito em ser tratada como irmã, sem formalidades ou respeito excessivo devido a graus de estudo ou idade. Sinto-me muito à vontade assim.
  4. Ouvir e ser ouvida. Gosto de ouvir as pessoas mais jovens, suas esperanças, dores e frustrações. Gosto de conhecer seus projetos de vida, orar por e com eles. E fico feliz porque também querem me ouvir e me apoiar. É um investimento mútuo.

 

Participei com muita alegria e entusiasmo das cinco primeiras edições do evento nacional do Vocare em Maringá, PR. Sempre me senti muito feliz no meio dessa galera jovem!

Crédito das imagens: Movimento Vocare

 

 


Saiba mais:

» Cinco coisas que aprendi com os jovens na missão

»Movimento Vocare celebra 10 anos com encontro nacional dias 30 de maio a 2 de junho

» Vocação – Perspectivas bíblicas e teológicas, Kléos M. Lenz César

» Vocação e juventude, edição 355 de Ultimato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *