Continuo pensando a mesma coisa sobre vocação: o segredo para viver uma vida profissional para a glória do Senhor é permanecer nele

Por Denise de Vasconcelos Araújo

O Meu Lugar no Mundo

Muito prazer, sou a Denise, intérprete entrando no seu 18º ano de atuação profissional. Há oito anos, escrevi um artigo sobre a minha vocação para a Ultimato.Você pode ler o artigo clicando neste link, mas só para resumir, queria contar para vocês uma coisa. Acredito que se eu voltasse no tempo e conversasse com a Denise de 17 anos atrás e dissesse que, aos 42 anos, ela estaria morando no Rio de Janeiro, casada e mãe de dois filhos, professora universitária e trabalhando “secularmente”, servindo à sua igreja local, provavelmente ela se decepcionaria e acharia que eu abandonei o chamado. Mas sei que Deus conduziu cada passo que dei até aqui.

Por entender que foi o Senhor que me chamou para viver esta profissão, sinto que desde o início me dediquei muito, afinal, devemos fazer todas as coisas “de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Cl 3.23). Isso passa por todos os fatores: a maneira de interpretar, sim, mas também a maneira de contratar os colegas, garantindo condições de trabalho adequadas, ser ética nas interações com os meus clientes e atuar profissionalmente em cada convite que recebo (mesmo quando atuo sem remuneração).

Vejo que é essa forma de atuar em cada trabalho – seja ele para um grande público ou não, com projeção ou não – que tem me permitido avançar profissionalmente. As oportunidades de maior projeção que tive nos últimos anos só se abriram para mim porque os amigos ou colegas que me chamaram e me indicaram já tinham me visto trabalhar em eventos menores e ser consistente na minha maneira de trabalhar como intérprete e me portar com diferentes clientes.

Um privilégio que tenho tido é conseguir separar pelo menos uma semana por ano para atuar de forma voluntária em conferências missionárias como o Congresso Brasileiro de Missões (CBM), o Congresso Nacional de Estudantes da CRU e a Conferência Atos 29. Que honra poder ofertar com os dons que o Senhor me deu!

Percebo que mais do que nunca continuo pensando a mesma coisa sobre vocação. Não enxergo como uma linha de chegada, mas percebo que todos os dias Jesus nos convida a aprender com Ele. Buscá-lo e aprender dele que é manso e humilde de coração. O segredo para viver uma vida profissional para a glória do Senhor é permanecer nEle.

Se o Senhor o/a chamou para atuar profissionalmente, encorajo-o/a a considerar algumas coisas.

  • Seja excelente no seu campo de atuação, seja um exemplo. Estude, envolva-se, busque aprimoramento, seja um bom colega de profissão, seja ético. Faça para o Senhor e não para os homens.
  • Lembre-se que não dá para esconder uma cidade edificada sobre um monte. Entenda que o Senhor o/a chamou para ser alguém que aponta para Cristo dentro daquele campo. Você é a luz do mundo, você é o sal da terra. Você alcançará pessoas individualmente – eu, por exemplo, tive o privilégio de testemunhar a conversão da minha sócia! Mas você será um testemunho no seu campo de trabalho, um ponto de luz estabelecido pelo Senhor.
  • Continue atuante em sua igreja local e nutra a sua fé. Este mundo jaz no maligno e tem outras prioridades. Não se esqueça de quem o/a enviou.
  • Dependa do Senhor e entenda que é ele quem abre e fecha as portas e oportunidades para você. O Senhor conduzirá a sua carreira. Ele decide o que acontece. O seu trabalho é confiar nele para gerenciar tudo.

 

Denise de Vasconcelos Araujo é casada com Mário e mãe do Theodoro e do Otto. Formada em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana, com pós-graduação em interpretação de conferências e mestrado em Estudos da Linguagem na PUC-Rio. Intérprete de conferência há 10 anos e membro desde 2011 da Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC), da Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC) e do Sindicato Nacional de Tradutores (Sintra). Desde 2012 é professora do curso de Formação de Intérpretes da PUC-Rio.

 

Imagens:
1.Em sentido horário: Com Anna Vianna, interpretando a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 – TV Globo; Com o Príncipe William, na vinda dele ao Brasil em novembro de 2025; Windsor, Reino Unido, interpretação do funeral da Rainha Elizabeth II, em 2022 – Globonews.
2. Intérprete no Congresso Brasileiro de Missões 2025.

 

REVISTA ULTIMATO – LEMBREM-SE: ‘DEIXO COM VOCÊS A PAZ, A MINHA PAZ LHES DOU”
Durante a última ceia com os discípulos, Jesus se despede com palavras de paz: “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não vos perturbeis, nem vos atemorizeis”.

Por meio dos artigos de capa desta edição, Ultimato quer ajudar o leitor a se lembrar dessa verdade. Para fazer frente aos dias difíceis em que vivemos.

É disso que trata a edição 417. Para assinar, clique aqui.

 

Leia mais:
O Discípulo – Um chamado para ser como Cristo, John Stott e Tim Chester
O Propósito de Deus e a Nossa Vocação – Uma teologia bíblica da missão toda, Timóteo Carriker
Deus é o meu empregador, por Denise Araújo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.