O meu lugar no mundo dos idosos
Por Neide Aires Diniz
Maio de 2015. A solidão invade o meu ser. Perdera o meu esposo, companheiro de 47 anos. Ninho vazio. A dor de sua ausência parecia querer neutralizar a minha vida, projetos e esperanças.
Recorrendo a Deus, suplicando ajuda naquele momento tão difícil que já durava três longos meses, senti seu Espírito me conduzindo a contemplar o vazio existencial de tantos outros que passavam pelas mesmas dificuldades.
Idosos como eu não recebiam nenhuma ajuda que pudesse aplacar a solidão do cotidiano por serem sozinhos, impossibilitados de frequentar espaços que pudessem ajudá-los a vencer a solidão, a melhorar a qualidade de vida, a se sentirem úteis, descobrindo que ainda era tempo de celebrar a vida.
Entendendo que o idoso é um ser produtivo, repleto de conhecimentos, saberes e experiências a serem compartilhadas, comecei a pensar em um espaço onde os idosos de Betim, MG, pudessem se encontrar.
Deus, em sua infinita misericórdia foi substituindo o meu vazio com uma nova proposta, iniciando aí o alinhavar de um novo projeto para a Ponto de Contacto Nova Canaã, em Betim, MG, de onde sou coordenadora geral.
A medida que ia escrevendo o novo projeto, o meu coração se alegrava e eu podia contemplar vidas e mais vidas se ajuntando umas às outras em busca da longevidade com qualidade de vida.
O espaço deveria garantir acompanhamento psicológico, médico, socioassistencial, cultural e espiritual.
Era grande o número de profissionais necessários: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, advogados, recepcionistas, artesãos, alfabetizadores de adultos, serviços gerais, jardineiros, cozinheiras, contadores de histórias, profissionais de beleza e tantos outros. Só uma grande força voluntária possibilitaria a implementação do projeto.
Uma grande mobilização no município foi iniciada em busca de voluntários. O espaço físico precisava ser alugado e que esse tivesse todas as condições previstas no projeto.
Apresentando o Projeto Girassol ao pastor presidente da Igreja Batista Nova Canaã, solicitamos o pagamento do aluguel de um espaço que Deus já havia separado para nós. O que foi prontamente autorizado, no valor de R$ 2.700,00, ao mês.
Em outubro de 2015 o projeto foi lançado no município. Hoje, o Projeto Girassol acolhe 450 idosos nas várias modalidades de serviços oferecidos.
Agora, em sede própria, o Projeto Girassol segue em frente ocupando o tempo livre do idoso com ações significativas, contribuindo para o aumento da autoestima de tantos, combatendo o isolamento e a depressão, garantindo uma casa de permanência, onde a alegria e a cidadania são resgatadas proporcionando o celebrar da vida.
—
• Neide Aires Diniz, 70 anos, é assistente social, diretora geral da Ponto de Contacto Nova Canaã (Órgão Gestor de Responsabilidade Social da Igreja Batista Nova Canaã, em Betim, MG) e ex-diretora executiva da União Evangelizadora Feminina Batista Nacional do Brasil.
Fotos do Projeto Girassol:
Leia mais
» Testemunhos de O Meu Lugar o Mundo
Antonia Leonora van der Meer
Muito boa iniciativa, que traz nova alegria e esperança e oportunidades para servir entre a população idosa. Que Deus ajude para que projetos semelhantes se multipliquem. Em minha pequena cidade de Carambeí (PR) temos um grupo de dança Senior que chamamos de Girassóis, é divertido, promove comunhão, exercícios saudãveis e relacionamentos amistosos.