Missão Alma Livre realiza capelania prisional em Belo Horizonte
Por Amanda Almeida

Momento de louvor durante visitação [Foto: Missões Nacionais]
Iniciadas em 2005, as ações do ministério já foram reconhecidas pela Pastoral Carcerária. Por meio de doações e de uma parceria com a Junta de Missões Nacionais e da Convenção Batista Mineira, hoje é mantida a Casa Alma Livre, que oferece auxílio e amparo a mulheres egressas do sistema prisional ou em situação de risco social, e também a seus filhos.
O projeto conta com diversas fases. Antes de receberem o alvará de soltura, as mulheres já começam a ser atendidas. No dia da saída do presídio, alguém já está lá para recebê-las na portaria. Se estiverem em abrigos ou em situação de risco, os filhos também são reunidos com as mães.
Já na casa, cada mulher tem seu próprio espaço, e as monitoras estão preparadas para acolhê-las, oferecer-lhes tratamento para dependência química caso necessário e inseri-las em uma rotina familiar. O dia começa às 8h da manhã, com uma devocional.

Batismo de Patrícia, umas das mulheres atendidas na Casa Alma Livre [Foto: Márcio Pires]
Mesmo depois dessas fases, com a perspectiva de uma nova vida, as orações e o suporte a essas mulheres continuam, para que elas consigam permanecer firmes e seguindo em frente.
Com as prisões cada vez mais cheias, a necessidade ainda é urgente. Quem tiver o desejo de fazer parte de alguma das equipes, ajudando no trabalho do ministério, pode entrar em contato por meio do e-mail casaalmalivre@batistasmineiros.com.br.
Após se converterem ao ouvirem as boas novas de Cristo nas visitas aos pavilhões e ao cumprirem suas sentenças, algumas ex-presidiárias agora também fazem parte das equipes de visitação, compartilhando com as detentas o evangelho que as salvou.
Adriano Pêgo Rodrigues
Boa noite,
Eu acompanho os trabalhos realizados no sistema prisional desde 1999, e digo com toda certa do mundo que, não existe trabalho social implantado pelo governo que possa mudar a vida dessas pessoas privada de liberdade. A única coisa capaz de trazer mudança na vida do ser humano é a palavra de Deus, trabalhos como esses realizados pela Casa Alma, Conversão Batista e tantos outros, são realmente os trabalhos que fazem a diferença na vida dessas pessoas.
Os cursos, estudo etc… Podem até dar norte ao presidiário, mas a mudança só vem atrás dá conversão.
Em todos esses anos de convivência no sistema prisional, o único processo que vi realmente ser efetivo e transformador de vidas, foi e é, a conversão ao Cristianismo.
Só a vida em Cristo pode mudar o caráter do ser humano.
Pedro Aparecido Batista
Gostaria de me dispor a trabalhar com vocês nas visitas ao presídios, me formei em capelania há pouco tempo