Revista Ultimato 360: um prato cheio na aula de Fenomenologia da Religião
O conteúdo da revista Ultimato 360, que tem como matéria de capa “As muitas espiritualidades em São Thomé das Letras e a graça de Deus”, foi um prato cheio para os alunos do Centro Evangélico de Missões (CEM), nos últimos dias. É que o professor Carlos Rogério*, missionário da WEC/Brasil, usou a matéria de capa para auxiliar nas discussões das aulas de Fenomenologia da Religião, que encerram hoje (11/05).
A Fenomenologia da Religião é um ramo de pesquisa da Antropologia Cultural e que busca identificar e compreender as variadas manifestações dos fenômenos religiosos em sua essência. Embora seja uma área de investigação e estudo relativamente nova, nos que diz respeito a sua aplicação missiológica, a Fenomenologia tem conquistado cada vez mais espaço nos currículos das instituições de capacitação e formação missionária, devido à constatação de que o conteúdo abordado na disciplina é de extrema necessidade para o missionário entender melhor a cultura e as manifestações religiosas de um grupo.
O professor Carlos comentou que a revista deu uma contribuição muito significativa para as aulas, “pois ajudou a fixar os conceitos trabalhados com os alunos, sobre a diversidade das formas religiosas, pluralidade nas religiões e a importância de se compreender o homem religioso em suas manifestações do sagrado e do profano”.
Rogério também destacou que a matéria de capa da revista, que fala sobre comunidades esotéricas alternativas, “possibilitará uma abertura para a discussão do assunto entre pastores, líderes e missionários, que tanto necessitam entender, pesquisar e se envolver com a evangelização desses segmentos da sociedade, que buscam preencher suas lacunas existências através da religiosidade”. “A Igreja Brasileira precisa estudar mais sobre os fenômenos religiosos e aplicar esse conhecimento na evangelização e contextualização da mensagem”, concluiu o professor.
Ouça a seguir o comentário do editor, Elben César, sobre a Ultimato 360:
*Carlos Rogério Silva é missionário da WEC Brasil/Missão AMEM há vinte anos e membro da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (MG). Serviu em Burkina Faso e Senegal por dez anos. É Bacharel em Teologia com especialização em Missiologia pelo MTC Latino Americano, Universidade Metodista Izabela Hendrix, e em Linguística pela ALEM. Atualmente é mestrando em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM).