A eleição do papa Francisco muda a Igreja Católica, a ponto de diminuir o crescimento dos evangélicos?
O papa Francisco está no Brasil. E a pesquisa publicada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo mostra uma ‘dança dos números’: 57% dos brasileiros se dizem católicos; em 1994, eram 75%.
Durante a semana o blog da Ultimato ajuda o leitor a entender melhor a história religiosa dos últimos anos, no Brasil e no mundo.
Começamos hoje com o sociólogo e colunista da revista Ultimato, Paul Freston, tentando responder à pergunta: A eleição de um papa latino-americano vai mudar a trajetória da Igreja Católica, a ponto de conseguir diminuir o crescimento das igrejas evangélicas na região?
E para entender melhor como tudo começou, o blog selecionou para o leitor A igreja e as igrejas: reflexões eclesiológicas à luz da história do cristianismo, do historiador e também colunista da revista Ultimato, Alderi Souza de Matos.
VALDEREZ COSTA MALVEIRA
Não creio que isso irá revolucionar muito a realidade da igreja católica brasileira, nós cristãos devemos fazer por onde o nosso número aumentar e não nos preocuparmos com o crescimento dos que temos a certeza já estão condenados segundo a própria Bíblia, oremos para que mais vidas sejam salvas e saiam das garras do maligno. Amém!
Araken
Posso estar equivocado, mas minha percepção é de que muitos que se encontram nas chamadas igrejas neopentecostais irão ou voltarão para o catolicismo.
evandro
Eu penso que que a aparência de piedade e humildade desse papa pode até motivar a fé de muitos católicos, mas não obstante os neopentecostais estão mais convictos de que não é um bom negocio voltar para uma religião que está perdendo campo para um número cada vez maior de pessoas que querem viver uma vida de santidade e longe de coisas que ofende a Deus a começar pela idolatria.
Nilo Xavier Assuncao.
Devemos semear o Evangelho de Jesus Cristo todos os dias, pois o campo esta pronto para receber a semente santa. O Espirito Santo completara o nosso trabalho e muitos virão para a Maravilhosa Luz que ê’ Jesus Cristo!
Felipe
A pesquisa da folha em relação aos números é sem respaldo pois não entrevista boa parte do norte e nordeste hoje a Igreja é esmagadoramente presente .