Sobre cabeças de bacalhau e outras histórias
Caros amigos de além mar,
Vocês conhecem aquela história de que foi um tal de Santos Dumont quem inventou o avião, não é? Pois é, APAGUE! Delete da sua mente, porque não existe história mais mal contada do que essa. A sua tia do ensino primário não sabia nada sobre aviões.
Bem, segundo as informações que obtive no Museu Aeroespacial dos Estados Unidos (Smithsonian National Air and Space Museum) quem inventou a lata voadora foram uns tais de “irmãos Wright”. No museu, um dos maiores do mundo nesse segmento, há uma ala inteirinha com fotos, prospectos, maquetes e filmes que mostram as peripécias dos Wright no processo revolucionário de invenção.
Não há, em canto algum do museu, nenhuma informação, nota, quadro, desenho, figura, foto; nada, nadinha, a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e nada sobre Santos Dumont. Quando perguntei para os funcionários do museu por que não havia nenhuma informação sobre o aviador brasileiro, eles responderam: Santos quem? D-u-m-o-n-t, respondi. “Olha… a gente nunca ouviu falar dessa pessoa não. Quem ele é?”.
É pessoal, aqui nos Estados Unidos nosso amigo Santos Dumont é “que nem” cabeça de bacalhau e perna de saci-pererê: ninguém nunca viu, nem ouviu falar.
Alex Esteves da Rocha Sousa
Desculpe, não quero generalizar, mas essa arrogância que muitos americanos têm acaba sendo ignorante.
Carlos Rizzon
Convivi no meio de americanos por quase 10 anos e confirmo o que o Alex disse. Infelizmente o Americano do norte é muito toupeira com relação ao mundo.Certa vez eu estava num Carwash na Florida e ví um senhor com a placa do estado onde nasceu os irmãos Wright e disse a ele que quem inventou o avião foi Santos Dumont mas não fiquei perto para ouvir o famoso Santos who ? Normal de todo americano quando não estão inteirados do que ou a quem se esta referindo.
Sergio Prates Lima
Se o ex-presidente Bush (filho), formado em história, perguntou ao FHC se no Brasil havia negros, querer que os americanos “comuns” saibam quem foi Alberto Santos Dumont é querer muito. Nossa capital não é Buenos Aires? Não há cobras atravessando a Av. Atlântica? Não comemos com as mãos? Então, por que o espanto? Infelizmente só olham pro próprio umbigo.