Ultimato está no interior. E por interior entenda-se poeira, cachorros, gatos, um burro que vai devagar, sons de mugidos e alguma algazarra de pássaros não muito educados.

Quase toda semana recebemos para o nosso café e oração amigos de fora, leitores, autores e alguns comensais ilustres. A reação dos visitantes não nos surpreende mais  — espanto, surpresa, alguma admiração e quase capitulação aos que os recebem. Entre sorrisos e afagos, o livro de Miquéias é sempre lembrado e, sem a pretensão de aplicar as palavras do profeta, celebramos os primeiros versos do capítulo 5: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais…” (Mq 5.2). Nada parece combinar com o imaginário do visitante.

Belém não está sozinha. A história do cristianismo é pródiga em revelar a força que vem da “periferia”. Aliás, deveríamos estar acostumados a encontrar beleza ou o próprio Deus em lugares inesperados. E, por falar em surpresas, dividimos agora mais uma boa notícia da “nossa” terra, digna de gritos de “extra” dos velhos jornaleiros madrugadores. De acordo com o ranking oficial das universidades brasileiras — 173 universidades e 1.275 unidades de ensino superior —, divulgado pelo MEC no dia 8 de setembro, a Universidade Federal de Viçosa destaca-se como a terceira melhor universidade do Brasil e a primeira em Minas Gerais. Nada mal.

Repito vezes sem conta e por razões óbvias “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade. Agora — não sei se devo — começo a desconfiar das razões por que muitos querem se mudar para o lugar onde nunca viveram: o interior, cidades pequenas demais…

Cidadezinha Qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar… as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
Carlos Drummond de Andrade (“Alguma Poesia”, 1930)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.