Em 1989 eu fui a Lausanne II, em Manila. Voltei comprometido: falando e escrevendo sobre “missão integral”. Já em 2010 não estive lá. Encerra-se, assim, meu compromisso “formal” com o movimento. Mas não com a missão da igreja. É assim que, sob essa ótica “congressualmente alienada”, faço meus votos para 2011. Na verdade, não são votos, e sim pedidos. Talvez apenas anelos. Talvez apenas o desejo de querer. Eis minha singela ousadia.

Em 2011, eu gostaria de receber três “irmãos de confissão”; irmãos que me ouvissem e de quem eu também pudesse ouvir o coração. Eu pediria mais: doze pessoas que quisessem caminhar comigo o caminho com o qual passo a sonhar, a seguir.

Juntos, buscaríamos a leitura devocional, o conhecimento apaixonado, a obediência amorosa e a proclamação destemida da Palavra de Deus.

Juntos, nos estimularíamos à oração, entendida como relacionamento íntimo e amoroso com o “Pai nosso”.

Juntos, nos abriríamos aos dons espirituais; aqueles carismas e manifestações do Espírito que nos habilitam para sua obra (os ministérios), e os ofereceríamos à igreja, em obediência e anonimato (e gozaríamos da felicidade de ver o nosso cálice transbordar).

Juntos, escolheríamos a Deus como o centro da nossa devoção. Nas decisões, nos planos, nos negócios, na família, nos ministérios e no andar juntos, já não pensaríamos tanto em nós mesmos, mas nele e em seu reino; e diríamos, com um fervor renovado: faça-se a tua vontade.

Juntos, buscaríamos maior sensibilidade ética; maior capacidade de perceber o erro e a injustiça, fossem acidentais, pessoais ou estruturais, e de lutar para repará-las, no que estivesse ao nosso alcance.

Juntos, buscaríamos crescer na comunhão e no compromisso eclesiástico: na disponibilidade para as necessidades dos irmãos,?na presença, na constância, na fidelidade, na paciência, no altruísmo e no serviço anônimo.

Juntos, buscaríamos diligência evangelística, movida pelo amor e não apenas por um “ide”; diligência essa que rompe fronteiras, que fala, que exorta, que sofre, que chama, que abre a Bíblia e que testemunha.

Talvez essa tímida vontade,
nas mãos de Deus, seja suficiente.

Juntos, encontraríamos, certamente, uma nova alegria no evangelho; um novo cântico, um novo compromisso, uma nova sensibilidade para o mover do Espírito de Deus;?um novo fôlego de afeições e confiança, em Cristo, que leva à adoração, à ousadia espiritual, ao dispêndio de tempo na presença de Deus, à fé bíblica, à confissão de pecados, à misericórdia, ao perdão sacrificial, à superação de limitações pessoais e relacionais.

Juntos, buscaríamos, com avidez, aprender sobre as múltiplas dimensões da nossa missão, na “Jerusalém” em que vivemos.

E agora, com aqueles que o Pai nos acrescentasse, buscaríamos crescer em maturidade, com fé e humildade.

Com singela alegria e gratidão, então, suportaríamos com paciência as tribulações, sabendo que essa experiência, ao final, produzirá em nós boa esperança.

Estarei sonhando demais? Será que quero, mesmo, tudo isso? Bem, de uma coisa estou certo: gostaria de querer. Talvez essa tímida vontade, nas mãos de Deus, seja suficiente.

___________________________
Uma sugestão de música: Jeremias 33.

  1. Creio que foi exatamente este o desejo de Cristo para a sua igreja. Creio que caminhamos juntos como irmãos, e que caminho junto às irmãs, que não chegam a doze. Às vezes, três, no máximo. Mas, “onde estiver dois ou três…” e assim rumo desta Jerusalém à Celestial.
    Tenho porém uma certeza: três, doze, mil! nos encontraremos lá. Enquanto por aqui, o Espírito vai cumprindo sua promessa e ora por nós.
    Com o amor eterno de Jesus.
    Abração.

  2. Cada vez que leio ou ouço suas mensagens ou canções,mais vejo a minha responsabilidade de estar orando por sua vida!Gente comprometida com o Reino,que está comprometida em viver o Evangelho do Reino,enfim,sinto-me compelida a orar,para que DEUS sustente,para que nunca esmoreça ,para que se deixe sempre ser usado por ELE.
    Este texto que vc escreveu,é o meu sincero desejo para minha vida.
    Parabéns!!Vc está cumprindo uma ordenaça:”Sê tu uma bênção”.
    Que DEUS te abençoe e te guarde.
    Abraços

  3. É maravilhoso poder ver anelos de um neo-converso manifestarem-se ainda na vida de quem já rodou uma longa estrada, mas de uma maneira mais calma, madura, sofrida, mas ainda esperançosa e confiante. Eu quizera ainda ter esses anelos… mas me falta até mesmo essa tímida vontade agora.

  4. Quero sonhar enquanto tiver fôlego… enquanto isto, tento ser um pouco daquilo que desejo que outros comigo sejam. Sonho com um cristianismo que vai além dos cultos dominicais, mas que de fato se pratique o AMOR.
    È bom encontrar outros que também sonhem com uma igreja diferente, uma igreja que seja mais do que tijolos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.