Semana 10: Lucas 3.18

“João anunciava de muitas maneiras diferentes a boa notícia ao povo e apelava a eles para que mudassem de vida. (NTLH)

Quando eu penso em João Batista, confesso que tendo a pensar em uma pessoa um tanto quadrado, inflexível e tradicional. Mas o versículo acima nos dá uma outra visão… a visão de uma pessoa um tanto criativa e disposta a comunicar a boa mensagem a respeito de Jesus Cristo de diversas maneiras. Certo que não sabemos como foi esta variedade. João usava dramatização? Falava em parábolas? Fazia uso da dança litúrgica? Não sabemos a resposta para estas perguntas específicas, mas acredito que poderíamos supôr que João estaria hoje disposto a usar estes e outros meios para comunicar a sua fé.

E agora, eu, ou você, ou a sua igreja? Somos dispostos a usar diversos meios para comunicar a nossa fé? Pelo menos tentar? Ou as nossas tradições nos prendem como sapatos feitos de chumbo? Sim, eu sei, experimentar dar medo. E corremos sempre o risco, ao experimentarmos, de não sermos “bem-sucedidos”.  Mas vale a pena tentar.

Durante anos eu dava um curso no seminário (em Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Florianópolis) sobre o evangelismo. Eu sempre começava as aulas pedindo que os alunos contassem as suas experiências de evangelismo. E sempre ficava surpreendido pela diversidade de maneiras que estes alunos conseguiam comunicar a sua fé.

Mas não deveria ser diferente. Afinal, se temos a mensagem mais importante do mundo para contar, e se temos a incumbência de contá-la em cada canto do mundo, com certeza haverá diversas maneiras de fazer isto.

Quero desafiá-lo. Procure uma só maneira diferente para comunicar a sua fé. Escreva uma carta para alguém. Faça uma poesia. Cante no coral. Participe de uma dramatização. Conduza um estudo bíblico… o que for. Pode se surpreender.

Oração

Graças te damos ó Pai, pelos dons cedidos a cada um. Capacite-nos para compartilharmos as boas notícias a respeito de Jesus de uma nova forma. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *