Zofar:

Será que todo esse palavrório vai ficar sem resposta? Por acaso, quem fala muito é quem tem razão? Jó, você pensa que não temos resposta? Pensa que as suas zombarias vão nos fazer calar a boca? Você diz que o seu modo de pensar está certo e afirma que é inocente diante de Deus. Eu gostaria que Deus falasse e lhe desse uma resposta! (NTLH)

Reflexão

É verdade que às vezes Jó exagerava na sua explicação da sua situação (“Deus me joga na lama, e até a minha roupa tem nojo de mim” 9.31). Mas de grosso modo, o seu desabafo nos capítulos 9 e 10 fazia sentido e assim era razoável. Por isso, a resposta do terceiro amigo de Jó, Zofar, nos versículos acima, é especialmente incrível e arrogante. Na verdade, a resposta de Zofar se aplica muito mais a ele próprio do que a Jó. Quem fala muito e não tem razão, ou pelo menos, não tem toda a razão, são os amigos de Jó. É uma resposta preocupante e eu fico imaginando se eu e você fazemos o mesmo quando procuramos aconselhar os outros!

Zofar dá o tipo de resposta que todo ministro é tentado de dar: aquela resposta com o ar de “eu sei o que Deus está pensando a seu respeito.” Quem faz este tipo de resposta provavelmente superestima, como os amigos de Jó, a sua própria espiritualidade ou intimidade com Deus. Na verdade, este tipo de resposta revela arrogância, não espiritualidade ou intimidade com Deus. Mas para ser justo com Zofar, a resposta que dá (capítulo 11 todo), ele dá por causa dum pressuposto: Jó pecou, Jó está errado, Jó colheu o fruto do seu erro na forma do castigo de Deus. Claro, nós sabemos o que Zofar não sabia: Jó era, de fato, inocente, e o seu sofrimento era proveniente do diabo. Quem sabe, então, a gente deve dar um desconto para Zofar?

Que desconto nada, nem para Zofar, e muito menos para nós mesmos quando julgamos o próximo e achamos que sabemos os desígnios de Deus para ele. Cuidemos! Cuidemos!

Oração

Deus compassivo e misericordioso, perdoa-nos quando alegamos saber mais que sabemos dos seus desígnios para com os outros. Ajude-nos a ser rápidos para nos compadecer e lentos para julgar. Em Nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *