Mas se o Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos também vivificará seus corpos prestes a morrer por meio da habitação do Espírito em vocês. (tradução minha)

Reflexão

Quando se vive numa outra cultura diferente de onde se foi criado, se aprende mais do que uma outra língua. Começa-se a reparar jeitos diferentes de viver e se comportar. O humor é diferente. Alguns valores são diferentes, mesmo que, às vezes, ligeiramente. Uma das centenas de coisinhas diferentes que eventualmente reparei quando cheguei ao Brasil há 32 anos foi o fenônemo da repetição. Numa conversa, numa palestra ou até mesmo na escrita, achava que as pessoas se repetiam mais do que eu estava acostumado. Com o tempo, percebi que isto simplesmente era uma maneira de dar ênfase ou importância. Seja como for, Paulo também se repete, como fazemos no Brasil (!) no versículo acima, especialmente na frase que segue a vírgula. Porque? Talvez porque as implicações da sua afirmação são realmente incríveis, mas ao mesmo tempo, fáceis de não perceber.

Paulo afirma que o mesmo Espírito que ressuscitou Cristou efetivamente porá vida novamente não no nosso interior, no nosso espírito, mas nos nossos corpos, que doutra sorte, estão destinados a morrer. O que ele está dizendo? Que aqueles que morrem em Cristo um dia ressuscitarão, como em 1 Coríntios 15? Certamente é isso que vem à mente, não é? Mas uma leitura até superficial do contexto, o que precede e o que segue este versículo, revelará que Paulo está falando não duma condição futura e distante, mas da nossa condição atual. Podemos ter vitória sobre o pecado hoje! E isto porque o Espírito de Deus faz uma obra não no nosso espírito mas no nosso corpo.

Veja bem, o pressuposto bíblico é que os nossos corpos fazem parte da criação toda. Não existe uma criação dos humanos separados da criação toda. A criação do ser humano foi o clímax da criação toda e não um outro universo.

O que está acontecendo aqui? Novamente, Paulo está preparando o caminho para aquilo que falará um pouquinho adiante a respeito da redenção da criação. E, acredito eu, aquilo que ele está fazendo em Cristo Jesus pelo seu Espírito na transformação dos nossos corpos, ele está fazendo também e fará na criação toda. E para isto a humanidade redimida tem um papel chave.

Considere: se Deus pode  transformar o meu corpo e portanto os meus desejos pelo seu Espírito, isto será uma chave para o resgate da criação.

Oração

Transforme-nos mesmo pelo Teu Espírito, ó Pai, na imagem e semelhança de Cristo. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *