O que significa tudo isto? A Lei é pecado? Certamente não! Porque se não fosse pela Lei, “eu” não teria conhecido o pecado. “Eu” não teria desejos pecaminosos se a Lei não tivesse dito, “Não tenha desejos pecaminosos”….Pois houve um dia em que “eu” vivia sem conhecer a Lei. Mas quando o mandamento veio, o pecado surgiu, e “eu” morri e o mandamento que deveria ser vida para mim pronunciou a minha sentença de morte. (tradução minha)

Reflexão

Até entre os melhores comentaristas da Bíblia, este capítulo de Romanos causa muita confusão…mas desnecessariamente. Pois hoje sabemos que o uso dum “eu” fictício fazia parte da técnica que os gregos antigos usavam para fazer palestras, a técnica da retórica, que possuía até manual.[1] Por isso, coloquei “eu” entre aspas. Porque Paulo não está falando de si mesmo, mas de outro, como se fosse ele. E quem era este “eu”? Era Adão.[2] Quem mais na história bíblica poderia dizer que vivia antes da Lei (dada no Monte Sinai) mas que conhecia o mandamento proibindo a cobiça (no caso, de comer do fruto da árvore do conhecimento) e que foi este mandamento que trouxe a sua morte?

Sendo Adão e não Paulo, isto muda radicamente a interpretação dos versículos seguintes. Pois não é Paulo, crente em Jesus, que faz o que não quer e o que quer não consegue fazer. É Adão na codição do ser humano caído. Ou seja, Paulo não está escrevendo sobre um conflito interno do crente e sim sobre a vida dos descrente! Eu sei, eu sei, “tudo isto é uma questão de opinião e interpretação” dizem os mais atentos Só que até o século IV, quando a liderança da igreja era predominantemente da cultura grega, todos concordavam com esta interpretação (muitos biblistas hoje não sabem disto)! Somente quando houve uma liderança latina (começando com Agostinho) a interpretação mudou.

Por enquanto isto não parece nada devocional, não é, com nota de rodapé e tudo!? Mas se for verdade o que eu digo significa que há mudança substancial para aqueles que creêm em Jesus e que a sua justiça-ficação também é substancial (Rm 8.1-3)…e que a transformação da criação por meio dos crentes, assunto do próximo capítulo 8, também é possível substancialmente!

Pense nisto. Sério.

Oração

Pai, graças te dou que nos resgatou, e mesmo sendo eu uma obra ainda em construção, Tu já tens realizado maravilhas em nós. Em nome de Cristo Jesus. Amém.


[1] Paulo foi formado nesta escola durante a sua adolescência em Tarso.

[2] Abraão era o referencial do cenário de discussão no capítulo 4, como Adão o era não só no capítulo 5, como também, sugiro, nos capítulos 6 e 7.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *