Não foi pela Lei que foi feita a promessa a Abraão e aos seus descendentes de ser o heirdeiro [beneficiário] do mundo, mas foi pela justiça da fé. (tradução minha)

Reflexão

Nesta passagem, mais uma vez, Paulo está martelando a centralidade da fé para estabelecer a justiça de Deus para todos os povos, e isso em contraposição à Lei como o meio pelo qual esta justiça é estabelecida.  É isto que ele está querendo fazer. É o seu objetivo. Entretanto, pela maneira que ele fala, ele acaba estabelecendo outro ponto importante também: que aqueles que gozam a justiça de Deus são beneficiários ou herdeiros do mundo. Que quer dizer? A palavra “herdeiros” é intimamente relacionada com kl?ros, de onde derivamos “clero” ou “ministro”. Ao pé da letra, ser herdeiro é ser ministro. É ter um ministério. Ou seja, não é apenas receber algo, como na idéia de “heirdeiro”. É também dar, como quem tem uma vocação a exercer. No versículo acima, Paulo está dizendo que os justificados pela fé, que são vocacionados como o “clero” da nossa planeta, o são por meio da fé e não pela Lei.

O pressuposto é que os justificados tem uma vocação e que esta vocação se define por um ministério em relação a nossa planeta. Não achas interessante? Pode parecer uma interpretação estranha, mas se confirma pela elaboração da mesma idéia mais adiante no capítulo 8 de Romanos. Veja algo similar em Hebreus 1.2; Gálatas 3.29; 4.7; Tito 3.7; e Tiago 2.5.

Nós, crentes justificados por meio da fé, temos uma vocação “mundial”, mundial em vários sentidos, inclusive no sentido ecológico. Aliás, eu diria que um termo bem apropriado e devidamente abrangente é “sócio-ambiental”. Temos um ministério sócio-ambiental.

Como exercer esta vocação? Em poucas palavras, exercemo-na enfocando a justiça e exercemo-na por meio do princípio da fé. Que quer dizer isto? Bem, esta resposta exige bem mais que uma página. Que tal você meditar nisto e me enviar o seu palpite? Sério.

Oração

Amado Deus. Mostre-nos o nosso papel em relação à sua criação e nos dê inspiração, criatividade e, acima de tudo, a sua unção para cumpri-la. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *