…pois ele [Deus] recompensará cada um de acordo com o que fez. (NTLH)

Reflexão

Capítulo 2 de Romanos trata dum aviso acerca do julgamento de Deus. O princípio básico, citado acima e elaborado nos versículos 7-10, é universal. Parece se contrapor à graça de Deus como o único meio de salvação e à justificação pela fé, grandes temas desta Carta aos Romanos. Mas não é o caso.. Fato é que as nossas ações têm consequências (1 Coríntios 3.10-15), consequências para nós individualmente, consequências que atingem as pessoas mais próximas a nós, e consequências que alcançam até mesmo o ambiente que nos cerca. Tudo isso a própria experiência também nos diz, não é?

A mensagem, “as ações humanas tem consequências abrangentes”, é o bê-a-bá da ética cristã, inclusive da educação ambiental, e poderemos apontar para esta passagem entre outras para sustentar a sua base bíblica. Mais adiante em Romanos (capítulo 8), lemos que a redenção da criação também decorre das ações, neste caso, especificamente das ações do povo de Deus. Esta última afirmação, entretanto, não é óbvia como a primeira. Tendemos a pensar que o nosso papel é mínimo e essencialmente se reduz à conscientização da população maior. Ninguém duvida que devemos conscientizar a população maior, utilizando todos os meios à nossa disposição. Não tenho dúvida disto e dou graças a Deus pelos políticos e outros setores que lutam tão bravamente. Mas quero deixá-los com este pensamento…

Qual é o papel (ou papéis) específico tão notável do povo de Deus na redenção da criação? A resposta para mim não é muito clara. Fascino-me pela perspectiva de Romanos 8, do Livro de Apocalipse, das passagens proféticas de modo geral, todas que apontam para a realização do papel nos dado em Gênesis 1 e 2. Mas confesso que ainda não consigo entender muito bem porque o nosso papel é tão especial

… confissões dum “teologo” e capelão dum ONG cristã ambiental

Oração

Pai. Nos ajude a agir de modo agrável a Ti. Mostre-nos o nosso papel, ações específicas. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *